sexta-feira, 19 de julho de 2013

Barista Pinotage 2010

 
Confesso que sempre fui meio preconceituoso com os vinhos feitos da uva Pinotage, emblemática da África do Sul. O motivo? Boa parte dos exemplares mais acessíveis que chegam aqui no Brasil (por acessível entenda "até 50 reais") tem corpo magrinho, que soa quase ralo. E o clássico defumado característico da casta se manifesta geralmente em um cheiro desagradável de borracha queimada.

Ainda assim, outro dia tive vontade de arriscar um Pinotage, num jantar familiar no restaurante Barbacoa, que para mim é um dos melhores lugares para se comer carne em Salvador.

O rótulo escolhido foi o Barista Pinotage 2010, feito na região do Paarl. Pelo site do produtor dá para ver que o vinho passa por barricas de carvalho francês, mas não há informações mais detalhadas sobre a vinificação. Confira minha nota de degustação:


Visual: O vinho mostrou uma cor vermelho-rubi com reflexos violáceos, bastante brilhante com boa transparência e translucidez.

Olfativo: É um dos raros exemplos nos quais a descrição do contrarrótulo é precisa! Mostra aromas de chocolate e café se mesclando harmonicamente a notas de cereja amarga (ginja). Aquele defumado clássico vem de forma mais refinada, que com o tempo em taça se define para algo que lembra açúcar queimado, caramelo. Tem média intensidade no nariz e é bem elegante.

Gustativo: Corpo médio, com excelente acidez, que pede comida. Álcool de 13,5% bem equilibrado, sem se mostrar. Taninos muito finos e sedosos. Persistência média na boca, com final agradável, redondo.

Opinião: Acho que acertei na mosca! É um vinho elegante, com aromas instigantes e harmônicos, além de ser super agradável na boca. Pronto para beber, sem arestas. Recomendo muito!

Barista Pinotage 2010

Região: Paarl
Produtor: Barista
Importador: Mistral
Teor alcoólico: 13,5% 
Casta(s): Pinotage 
Preço: No restaurante e nas lojas de Salvador, aprox. R$ 89,00. R$ 65,00 no site do importador. 

6 comentários:

  1. Ótimo ter mais colegas tentando descobrir a Pinotage. Ótimo post e blog, parabéns e um abraço.

    Felipe.
    http://bebadovinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas observações!

      Li seu post sobre o 130 e realmente é fogo isso de os vinhos nacionais serem mais baratos na Inglaterra do que aqui...

      Excluir
  2. Concordo plenamente com vc Alexandre. O Barista foi o primeiro vinho que tomei com a uva Pinotage, e adorei por todos os detalhes que vc mencionou e que também percebi no vinho.
    Depois tentei outros rótulos da mesma uva e só me decepcionei. Continuo fã do Barista e sempre que encontro, compro uma garrafa!
    Um Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho dessa tua "decepção". Apesar de ter adorado o Barista, a Pinotage é uma uva complicada.

      Em contrapartida, tive boas experiências com tintos de corte, Syrah e brancos de Chenin Blanc e Sauvignon Blanc sul-africanos! Valem bem a pena!

      Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Alexandre!
    Salvei seu blog em meus favoritos, e estou pesquisando um espumante agradável e não muito caro para servir em meu casamento... passei por algumas possibilidades como o Valduga arte brut (o preço subiu um pouco agora), o espanhol torre de la vid (pouca gente conhece pra me dar opinião,e cogitei opções mais em conta como salton brut e terranova brut...
    Li aqui em seu blog sobre o .Nero, acha uma boa opção pra evento? sabe de algum representante aqui em salvador?
    caso possa me dar opiniões mais detalhadas sobre cada um que citei, meu e-mail é gcbrandao@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, vamos lá.

      A depender, eventos grandes como casamentos a gente deve ponderar um pouco mais a questão custo x qualidade x quantidade, não tem jeito. Deselegante mesmo é faltar no meio da festa.

      Não acho o Torre de La Vid uma opção tão legal pelo custo x benefício.

      O Arte Brut da Valduga é ótimo e há alguns anos seria imbatível. Hoje em dia está mais caro mesmo.

      O Terranova Brut é uma alternativa honesta e você pode comprar meio a meio com o Brut Rosé, que também é banaca.

      O .Nero, infelizmente não tenho mais o contato de quem representa a Domno aqui (mudou a pessoa), mas sei que está com um preço bom (24 reais) no Makro. É outra boa opção!

      Excluir