quinta-feira, 13 de junho de 2013

Margan Botrytis Sémillon 2005



Ontem decidimos eu e a Daniela - minha digníssima - passar o Dia dos Namorados tranquilamente aqui em casa. Já foram muitas as experiências de peregrinação restaurante em restaurante sem achar uma mesa e atendimentos péssimos devido a estabelecimentos lotados. Fiz uma massa com molho de cogumelos shitake, paris e porcini; tomamos algumas cervejas especiais e para fechar...um belo vinho de sobremesa!

Acredito piamente que os vinhos doces de colheita tardia são os de sabor/aroma/textura mais românticos e sensuais do mundo do vinho. Me falem em champagnes, pinot noirs e etc. Concordo com tudo, mas nada bate um belo e untuoso colheita tardia!

Esse exemplar australiano de Hunter Valley é feito com uvas Sémillon afetadas pelo podridão nobre, ou seja, pelo fungo Botrytis cinerea. Devido aos seus 8 anos de idade, minha descrição difere um bom tanto da nota de degustação da safra 2005 que consta no site da vinícola e descreve uma abundância de aromas cítricos. Confira minha opinião sobre este vinho! ;)

Visual: Marrom. Âmbar. A clássica cor do último estágio de evolução do vinho, que vaticina a decrepitude. A morte anunciada.

Olfativo: Aromas igualmente evoluídos. Começa com um quê de borracha queimada que logo passa e dá lugar a mel, frutas secas e um distante maracujá ultra maduro, que é a nota mais próxima de "fresca" que se pode notar. Ainda assim, muito interessante!

Gustativo: Aqui vem a surpresa...acidez?? Sim! Já bem moderada pelos 8 anos em garrafa, mas ainda presente, dando um sopro de vida ao vinho. Dulçor bem acentuado, já ganhando um pouco a briga para a acidez. Os 10,5% de álcool ficam de fora da contenda, mantendo-se em seu devido lugar. Muito untuoso, aveludado, mas sem ser chato. Grande persistência na boca e retro-olfato licoroso, lembrando licores de jenipapo e tamarindo!

Opinião: Como não tenho larga experiência sobre vinhos de colheita tardia, sobretudo os botrytizados, fica difícil dar um parecer definitivo. Meu chute é de que ele já cruzou o ponto alto na curva de evolução e, embora ainda esteja repleto de qualidades, deve ser bebido de imediato. Inegavelmente o açúcar contribuiu decisivamente para a longevidade deste vinho. Apresenta aromas bem instigantes e sua textura aveludada é exatamente o que pede uma noite de dia dos namorados! 

Margan Botrytis Sémillon 2005
Região: Hunter Valley, Austrália
Produtor:  Margan 
Importador: 
Teor alcoólico: 10,5%
Casta(s): Sémillon
Preço: aprox R$ 110,00 (comprado por R$ 50,00 em queima de estoque da Adega Tio Sam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário