sexta-feira, 7 de junho de 2013

Adobe Reserva Sauvignon Blanc 2011


Apesar do clima aqui em Salvador até favorecer um tinto, resolvi começar a aproveitar essa sexta-feira com um bom Sauvignon Blanc mesmo. É feito pela Viña Emiliana, muito conhecida por sua produção de vinhos orgânicos, a exemplo deste Adobe. As uvas vêm do frio Vale de Casablanca, localizado ao norte do Chile, um terroir ideal para a produção de vinhos brancos.

Visual: Apresenta coloração amarelo-palha bem clarinha, com reflexos verdes.

Olfativo: Aroma não tão pungente como muitos Sauvignon Blanc chilenos. Em minha avaliação predominaram as notas herbáceas, acompanhadas de aromas cítricos, como zest de limão. 

Gustativo: Na boca a acidez se destaca de forma cortante, creio que devido ao baixo teor alcoólico e corpo leve deste vinho. Também não se nota nenhum dulçor residual no vinho, cuja secura aumenta ainda mais a sensação de acidez. Na boca, apresenta retro-olfato que confirma as notas do nariz e acrescenta um maracujá, sem exageros e com persistência média.

Opinião: É um vinho bem razoável, mais leve e ácido e menos aromático do que os Sauvignon Blanc chilenos que costumo experimentar. Apesar da acidez extrema, não avalio  como desequilibrado. Pelo contrário, é uma ótima chance de adicionar aquela "gotinha de limão" na hora de harmonizar com um filé/posta de peixe grelhado acompanhado de aspargos.

Adobe Reserva Sauvignon Blanc 2011
Região: Vale de Casablanca, Chile
Produtor:  Viña Emiliana
Importador: Razac International Trade
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço: R$ 35,00 (Sam's Club Salvador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário