sexta-feira, 25 de maio de 2012

Valdivieso Single Vineyard Cabernet Franc 2007



Tinto chileno do Vale de Curicó, proveniente de vinhas de Cabernet Franc com mais de 50 anos de idade. Fermentado em tanques de inox por 7 a 10 dias, aos quais se seguiu uma maceração pós-fermentativa de 7 a 14 dias. Passou por 12 meses em barricas de carvalho francês, 35% delas de primeiro uso.

Degustação:

Visual: Vermelho-rubi intenso, que forma lágrimas abundantes, finas e cheias de cor na taça.

Olfativo: Começa fechado, mas não demora a abrir os aromas para uma geléia de frutas vermelhas bastante agradável, acompanhada por uma nota de capuccino muito bem integrada, aquele misto de café/chocolate. Pimenta do reino muito evidente também.

Gustativo: Corpo médio/forte, com grande acidez e álcool muito potente. Taninos marcam bem a boca com adstringência. Persistência em uns 8 segundos. Vinho "duro" na boca. Final com nota terrosa.

Opinião: Tem aromas bem agradáveis, mas ainda é um vinho muito duro, com acidez, álcool e taninos sobrando. Talvez precise de mais tempo para afinar.

OBS: Com 30 min de aberto o vinho dá uma arrefecida e amaciada. A sensação do álcool e taninos melhora sensivelmente. Passando 1h de aberto ele se resolve na boca e fica bem agradável. Muda muito e adquire elegância. Conclusão: precisa de decanter! No site do produtor estimam 7 anos de guarda. Assino embaixo e acho que pode durar até mais.

Valdivieso Single Vineyard Cabernet Franc 2007
Região: Vale de Curicó - Chile
Produtor: Valdivieso
Importador: -
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Cabernet Franc
Preço: R$ 80,00 - R$ 90,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário