quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ventisquero Grey Carménère 2009



Este Carménère é elaborado pela Ventisquero no Vale do Maipo, com assinatura do enólogo Felipe Toso. Apesar de ser considerado um varietal pela legislação chilena, conta com parcelas de 7,5% de Syrah e 7,5% de Cabernet Sauvignon.

Passa por maceração pré-fermentativa, fermentação a temperaturas controladas (entre 24 e 26 graus) e posterior estágio em barricas de carvalho francês por 18 meses. Passa ainda por um estágio de mais 8 meses na garrafa antes de ir para o mercado.

Degustação:
Visual: Vermelho-violáceo muito intenso, cor impenetrável.

Olfativo:
Começa meio fechado. Uma fruta escura, ameixa, meio terroso. Abre uma agradável nota de chocolate e algo de framboesa.

Gustativo:
Encorpado, com álcool potente, boa acidez, taninos também potentes, mas com boa qualidade. Macio. Alta persistência na boca, passando muito dos 10 segundos, ressaltando a nota de chocolate, combinada com a fruta. Com tempo em taça arrefece e fica mais aveludado ainda.

Opinião:
Um belo vinho, mas ainda jovem. Para quem gosta de um perfil mais opulento é uma festa. Para quem gosta de mais elegância e delicadeza, penso que tem potencial, mas é necessário aguardar uns 3, 4 anos. Não tem aquele caráter vegetal muitas vezes enjoativo da Carménère, o que é um grande mérito!

Ventisquero Grey Carménère 2009
Região: Vale do Maipo - Chile
Produtor: Viña Ventisquero 
Importador: Cantu
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): 85% Carménère - 7,5% Syrah - 7,5% Cabernet Sauvignon
Preço: aprox. R$ 90,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário