quinta-feira, 8 de março de 2012

Duas Quintas Reserva Tinto 2008


Tentando começar a cumprir promessa de início de ano que fiz a mim mesmo de voltar a atualizar o Notas mais frequentemente, falo hoje de um vinho que degustei nos últimos tempos. Abrimos ele, mesmo cientes do infanticídio, para comemorar a entrega da tese de doutorado de minha irmã.

Exemplar duriense produzido a partir das uvas cultivadas nas Quintas da Ervamoira e do Bons Ares, este tinto é elaborado com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca vinificadas separadamente. Após fermentação maloláctica passa por um estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês novo e de um ano, e mais um ano em garrafa antes de ser liberado no mercado.

Degustação:
Vermelho-violáceo muito intenso, fechado, brilhante.

Aroma intenso, elegante. Fruta madura (geléia de amora e ameixa). Leve floral. Tostado bem integrado (que define para café). Abre nota que lembra eucalipto. Álcool ainda perceptível no olfato, mesmo após 1h de aberto. 

Potente, encorpado, macio. Boa acidez, taninos finos, de ótima qualidade. Álcool um tanto perceptível ainda, mas tranquilo para os seus 15%, sem desequilíbrios. Impressiona pela suculência (dá aquela impressão de morder uma fruta). Persistência de cerca de 15 segundos, com o retro-olfato trazendo novamente fruta (apesar de as notas tostadas serem perceptíveis, a fruta domina).

Muito novo ainda e com muito tempo pela frente. Mostra potencial e já é bem saboroso e agradável no nariz, mas ainda não demonstra grande complexidade. Está na fase da potência e fruta. Acho que resiste tranquilamente uns 8-10 anos. Penso que em uns cinco já mostrará bons ganhos em qualidade. Tudo leva a crer num grande potencial de guarda: Taninos, álcool, acidez, corpo e muita fruta.

Para quem é de notas, esta safra levou para casa 91 pontos do avaliador de Portugal do Robert Parker.

Duas Quintas Reserva Tinto 2008
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Adriano Ramos Pinto
Importador: Épice
Teor alcoólico: 15%
Casta(s): 70% Touriga Nacional - 25% Touriga Franca - 5% Tinta Barroca
Preço: R$ 206,00

Um comentário:

  1. Eu não sou de notas, mas este vinho é realmente maravilhoso!

    Saudações deste lado do Atlântico
    Carlos Soares
    wineofus.blogspot.com

    ResponderExcluir