sábado, 7 de janeiro de 2012

Alamos Torrontés 2010


Mais um Torrontés aqui no Notas Etílicas. Também elaborado na região de Salta, é um produto de linha de entrada da Catena.

Degustação

Amarelo pálido de intensidade média, com reflexos verdes. Límpido.

Intensidade média, com floral e uma fruta exótica, lembrando lichia. Tudo bem integrado. Aparece mais algo de cítrico, que remete a casca de limão.

Corpo leve, com acidez correta, álcool no lugar. Na boca confirma os aromas, e traz um aroma no retro-olfato que lembrou de leve capim-santo. Leve amargor, que começa a me parecer comum em vinhos desta casta, e, sinceramente, não atrapalha tanto. Persistência boa (8 segundos), perfuma levemente a boca, sem ser invasivo, excessivamente exuberante.

Mais um bom exemplar de Torrontés. É o tipo da uva que não tem meio termo: Ou é terrível, ou dá ótimos vinhos. E não é o vinho que você vai querer beber sempre, mas de vez em quando é uma delicia. Deve-se beber com intervalos suficientes para sentir saudade. Desta vez, mostrou aromas um pouco diferentes e não tem aquele caráter que faz o exemplar desta casta parecer tantas vezes enjoativo. Vale a pena!

Alamos Torrontés 2010
Região: Vale de Cafayate (Salta) - Argentina
Produtor: Bodega Catena Zapata
Importador: Mistral
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Torrontés
Preço: R$ 30 - 35

Um comentário:

  1. Olá Alexandre!

    Ótimo Post.

    Também gostamos de Torrontés, mas alguns exemplares realmente são enjoativos!

    Abraços,

    Maykel e Anna
    Vinhopor2.blogspot.com

    ResponderExcluir