quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Casa Valduga Reserva Brut 2009


Foi com este espumante que brindamos na ceia de natal aqui em casa. Velho conhecido, mas que não provava há muitas safras. Está com rótulo novo, elegante e que agrega o conceito de mostrar o tempo de estágio na garrafa, que neste caso foi de 25 meses.

O espumante é elaborado no Vale dos Vinhedos com um corte de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, através do método champenoise. Como dito anteriormente, após a segunda fermentação o vinho passou 25 meses em contato com as leveduras, o que agregou complexidade e estrutura.

Degustação:
Amarelo-palha intenso, com perlage fino e abundante.

Aromas a abacaxi em calda, leve lácteo e fermento, pão tostado.

Médio corpo, boa acidez, álcool equilibrado. Leve amargor. Perlage bastante abundante, dando boa cremosidade ao conjunto. Retro-olfato remete à fruta cristalizada e leve fermento.

Gostoso, desempenho melhor em boca do que no nariz, que é muito discreto. Boa textura e espuma. Só o amargor atrapalha um pouquinho no final. Vale a pena provar, embora ache um pouco caro.

PS: Talvez devido à alegria do natal e da reunião familiar, me esqueci de tirar foto. Infelizmente desta vez vai ser de divulgação mesmo.

Casa Valduga Reserva Brut 2009
Região: Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos) - Brasil
Produtor: Casa Valduga
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): 70% Chardonnay
 - 30% Pinot Noir
Preço: 
aprox. R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário