quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tùran Rosso Sant'Antimo DOC 2005


Ganhei este vinho de presente de natal de minha irmã no ano passado. Sem paciência para guardar mais e com um bichinho me dizendo ao pé do ouvido que estava no momento certo de beber, resolvi abrir esta garrafa outro dia. 

O ano de 2005 foi a primeira safra deste produto da Tenute Silvio Nardi, que é um corte de castas francesas e italianas, com 40% Petit Verdot, 30% Sangiovese, 20% Syrah e 10% Colorino. O vinho passou por fermentação e maceração durante 21 dias em temperaturas abaixo dos 28 graus. Estagiou por 6 meses em barricas francesas do tipo Allier e mais um tempo em garrafa não informado pelo produtor, antes de ser liberado para venda.

Duas curiosidades sobre o vinho: 
- O nome Tùran vem de uma divindade etrusca semelhante à grega Afrodite.
- A DOC de Sant'Antimo foi criada para fomentar a venda dos vinhos de Montalcino que não fossem Brunello, Rosso e Moscadello. Além de aceitar uvas estrangeiras, a DOC criada em 1996 abrange vinhos brancos. Há controle sobre o rendimento dos vinhedos e também da quantidade de vinho em relação às uvas.

Degustação:
Vermelho rubi fechado, intenso. 

Intenso, floral e uma cerejinha com um quê de licor. Especiaria (pimenta do reino). Elegante.

Seco, de bom corpo, mas já afinado. Acidez adequada, álcool pouco perceptível, bem equilibrado. Taninos já maduros, bem afinados, embora presentes. Retro-olfato confirma e deixa também uma impressão do carvalho, em uma persistência média/longa (8, 9 segundos), que também mantém os taninos, secando a boca.

Bem equilibrado na boca, com aromas muito agradáveis. O tempo fez bem a ele, já não tem mais arestas. Não sei se ganha mais complexidade com guarda além dos 6 anos. Creio que está no momento certo para consumo. Coisa boa.

Tùran Rosso Sant'Antimo DOC 2005
Região: Sant'Antimo DOC (Montalcino - Toscana) - Itália
Produtor: Tenute Silvio Nardi
Importador: Ana Import
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): 40% Petit Verdot - 30% Sangiovese - 20% Syrah - 10% Colorino
Preço: 
R$ 90,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário