Vinho da conhecida AOC do Vale do Loire, que elabora vinhos de Sauvignon Blanc conhecidos pela mineralidade e aromas que lembram certo defumado. Confesso que foi meu primeiro exemplar, logo, a prova foi cercada de muita expectativa e animação!
O vinho é elaborado com uvas de vinhedos de 10 a 15 anos e produção entre 5 e 5,5 mil litros por hectare. O mosto passa pela fermentação alcoólica a temperaturas controladas (16 a 18 graus) e posterior estágio em tanques de inox sur lies durante 3 meses.
Degustação:
Amarelo-palha claro e brilhante, com reflexos verdes.
Média intensidade, com a tipicidade do sauvignon blanc, em um leve herbáceo que lembra grama cortada, misturado ao aroma cítrico. Mineralidade muito perceptível, tipo pedra mesmo e também combustível, fluido de isqueiro.
Corpo médio, com bela acidez, algum dulçor. Álcool equilibrado. Na boca é cheio de aromas, vivo, com a mineralidade muito intensa e uma persistência grande, que passa dos 8 segundos.
Não conhecia o estilo, logo não tenho bagagem suficiente para analisar do ponto de vista da tipicidade. Mas achei muito bom e totalmente diferente de qualquer Sauvignon Blanc que já bebi! É um tipo fascinante de vinho.
Petit Fumé Pouilly Fumé 2009
Região: Pouilly Fumé AOC (Vale do Loire) - França
Produtor: Michel Redde et FilsImportador: Ana Import
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço: aprox. R$ 90,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário