terça-feira, 1 de novembro de 2011

#cbe Pietro Felice Brut Champenoise



A Confraria Brasileira de Enoblogs parece continuar em ritmo de valorização do produto nacional e tendo em vista o verão que vem se anunciando, o tema da vez foi "Espumante brasileiro elaborado pelo método champenoise", escolhido pelo nosso confrade Gustavo Kauffman, do Enoleigos.

A princípio tinha pensado em degustar algum rótulo rosé, mas acabei me deparando com este vinho, cujo produtor nem conhecia. Comprei com receio, claro. O vinho é elaborado pelo método champenoise, mas na ficha técnica não consta o tempo que estagiou na garrafa. O corte não é o clássico: 80% Chardonnay e 20% Riesling Itálico.

Degustação:

Amarelo-palha médio brilhante, de perlage médio em tamanho e número de bolhas. Podia ser mais abundante.

Intensidade média, com abacaxi em calda, floral e leve fermento de pão ao fundo.

Seco, com perlage médio (mais uma vez, podia ter mais bolhinhas), boa acidez. Corpo médio, com alguma sensação tostada no retro-olfato e cítrico, que combinado ao levíssimo amargor final, lembra casca de laranja. Persistência média, entre 6 e 7 segundos.

É gostoso, mas não sei se vale os quase 50 reais que custa. Existem opções nacionais, feitas tanto por método champenoise quanto charmat, que se mostram mais atraentes por um preço semelhante. Ainda assim, vale provar.


Pietro Felice Brut Champenoise
Região: São Marcos/RS - Serra Gaúcha
Produtor: Irmãos Molon
Importador: -
Teor alcoólico: 11,8% 
Casta(s): 80% Chardonnay - 20% Riesling Itálico
Preço: R$ 48,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário