quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cousiño Macul Antiguas Reservas Merlot 2007


Vinho da tradicional Cousiño Macul, elaborado no Vale do Maipo. Foi fermentado por 9 a 10 dias à temperatura de 26 graus. Passou por maceração pós-fermentativa de 20 dias para agregar mais aromas e amaciar os taninos. Estágio de 12 meses em carvalho.

Fazia tempo que não provava algum Antiguas Reservas e andava bem curioso, pois li muitas críticas positivas a respeito ultimamente. Agora preciso conferir como anda o Cabernet Sauvignon!

Degustação:
Vermelho-rubi com reflexos violáceos, intenso e brilhante.

Intenso, com bela integração entre fruta e aromas do estágio em carvalho. Fruta escura (ameixa), café, e algo fresco, que eu não soube distinguir se era menta ou cânfora, mas que cresce com tempo em taça. 

Seco, encorpado, quente (álcool bem perceptível) e com bela acidez. Taninos com grande adstringência e ainda apresentando leves arestas. Mostra também ligeiro amargor. Persistência em 8, 9 segundos, com taninos marcando a boca e retro-olfato que remete a ameixa e cânfora novamente. 

Se destaca pela harmonia dos aromas (nem a fruta nem os aromas tostado e de café sobressaem) e por não ter aquele perfil mega extraído, apesar da potência. Li referências sobre este vinho que apostam em um bom potencial para envelhecer, e acredito nisso! Ainda tem arestas no álcool e taninos, mas creio que vai ajustar com o tempo. Tem álcool, taninos e acidez para suportar o peso de alguns anos.

Cousiño Macul Antiguas Reservas Merlot 2007
Região: Vale do Maipo - Chile
Produtor: Viña Cousiño Macul
Importador: Próspera Trading/Santar
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Merlot
Preço: aprox. R$ 55,00

3 comentários:

  1. Olá Alexandre,
    Publiquei uma visita em Cousiño Macul que fiz no ano passado em onde degustei o 2008.
    Também com um bom potencial de guarda, mas o achei mais elegante que tua descrição do 2007:
    http://www.tudodovinhoemais.com/2011/10/chile-turismo-gourmet-sem-frescura-v.html

    ResponderExcluir
  2. Alexandre..provei tanto o Merlot como o CS..e o Cabernet para o meu paladar é bem mais gostoso..experimente..depois me diga "!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Márcia:
    Em primeiro lugar, desculpa a demora na resposta! Vou correr atrás de uma garrafa desta safra mais nova pra comparar!

    Fabio:
    Na verdade eu tava atrás do CS mesmo, mas acabei achando o merlot e fui nele primeiro. Sou realmente curioso pelo CS pois já ouvi falar muito bem!

    ResponderExcluir