Vinho degustado para a Confraria Brasileira de Enoblogs, último do ano! (A postagem de dezembro é no primeiro dia de 2012). A proposta desta vez foi "Malbec argentino de até 70 reais", escolhida pelo confrade Silvestre Tavares do blog Vivendo a Vida.
Minha opção foi pelo Zuccardi Série A Malbec 2010, um tinto com uvas de diversas procedências em Mendoza: La Consulta, Vista Flores e Agrelo. As uvas foram colhidas manualmente durante as duas primeiras semanas de Abril e foram selecionadas e desengaçadas antes da maceração.
Maceração a frio por sete dias seguida de fermentação alcoólica a temperaturas de 25 a 27 graus. Maceração pós-fermentativa por 20 dias com remontage e delestage diários. 70% do vinho estagiou em barricas de 1o, 2o e 3o uso por 10 meses.
Degustação:
Vermelho violáceo muito intenso, fechado. Lágrimas abundantes e cheias de cor.
Começa já mostrando aromas com intensidade, mas com a sensação de que pdoe abrir mais. Com fruta vermelha (framboesa, morango), floral e um leve tostado que lembra coco queimado e café.
Encorpado, com algum dulçor, acidez adequada. Álcool mostra certa sobra (normal para os seus 14,8%), taninos muito presentes, mas macios. Sem amargores. Persistência longa, passa dos 10 segundos, perfumando a boca com muita fruta.
Belo vinho, mas muito novo. Precisa de tempo para aparar arestas, abrir mais aromas, afinar enfim. Mas tem um futuro bonito pela frente, nos próximos 3 a 4 anos.
Zuccardi Série A Malbec 2010
Região: Mendoza (Vista Flores, La Consulta, Agrelo) - Argentina
Produtor: Zuccardi
Importador: Ravin
Teor alcoólico: 14,8%
Casta(s): Malbec
Preço: aprox. R$ 40,00
Região: Mendoza (Vista Flores, La Consulta, Agrelo) - Argentina
Produtor: Zuccardi
Importador: Ravin
Teor alcoólico: 14,8%
Casta(s): Malbec
Preço: aprox. R$ 40,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário