quarta-feira, 1 de junho de 2011

#cbe Herdade do Esporão Late Harvest 2008

 
Vinho do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs, anunciado, comprado, degustado e postado a toque de caixa. A proposta desta vez era de um "vinho branco de sobremesa de valor até 100 reais", que muito me interessou, uma vez que já andava com saudade de um bom late harvest.

Este exemplar é um Alentejano da DOC de Reguengos, feito com a uva Sémillon. As uvas colhidas tardiamente foram refrigeradas e prensadas para a fermentação à temperaturas controladas em cubas de inox. O vinho não passa por carvalho.

Degustação:
Amarelo-ouro intenso, límpido e brilhante.

Nariz mostrou média intensidade aromática, mas elegante. Aromas minerais bem evidentes. Fruta seca, e leve cítrico. Fundo de taça de mel e fruta cristalizada.

Dulçor bem contrabalanceado por uma boa acidez, evitando que o vinho seja enjoativo. Bela untuosidade, persistência grande, passando dos 10 segundos, e retro-olfato no qual primeiro sobressai o mineral, e em seguida um aroma de frutas como damasco seco.

Me valeu cada centavo. Tinha o que eu espero de um bom colheita tardia: bela acidez, dulçor sem enjoar, untuosidade, persistência. Os aromas, embora mais discretos que outros exemplares que já provei, são muito elegantes, com destaque para a ótima mineralidade, presente no nariz e na boca!

Herdade do Esporão Late Harvest 2008
Região: Reguengos DOC (Alentejo) - Portugal
Produtor: Herdade do Esporão
Importador: Carballo Faro - Qualimpor
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Sémillon

Preço:
R$ 49,90 em Salvador / R$ 79,50 no site da Qualimpor

2 comentários:

  1. Gostamos muito da sua discrição. Os colheitas só agora começam a "pipocar" no mercado português. Perdoe-se-nos o atrevimento de lhe deixar uma sugestão: Aneto Colheita Tardia 2008!Um pouco mais complexo que o Esporão, e talvez mais doce (mas sem chegar a ser enjoativo!).
    Continuação de boas provas!

    http://wineofus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Atrevimento algum, sugestões sempre são bem vindas!

    Fico feliz em ver enófilos de além mar frequentando este espaço! Enriquece ainda mais a troca de idéias.

    Vou procurar este Aneto, e ver se ele é comercializado aqui no Brasil!

    Um abraço!

    ResponderExcluir