terça-feira, 31 de maio de 2011

Masi Tupungato Passo Doble 2006


Há algum tempo eu queria postar este vinho aqui no blog. Se trata de um corte argentino de 70% de Malbec com 30% de Corvina semi-passificada. Qualquer semelhança não é mera coincidência: A Corvina é aquela uva italiana, que dá origem ao Valpolicella, Ripasso, Recioto e Amarone, famosos vinhos italianos. Daí também a técnica de usar usar meio passificadas, e também o nome Masi, um dos maiores produtores destes vinhos.

O vinho passa por uma dupla fermentação: primeiro se fermenta a Malbec, e depois o vinho resultante é acrescido de Corvina passificada, gerando uma segunda fermentação. O vinho passa por maloláctica. Uma vez produzido, o vinho estagia por 9 meses em carvalho francês.

Degustação:
Vermelho-rubi intenso com reflexos violáceos , límpido e brilhante.

Média intensidade (sensação de que ainda vai abrir mais), com aromas a fruta vermelha, definindo para cereja, e uma especiaria bem presente (pimenta do reino).

Encorpado, com dulçor perceptível, acidez forte, refrescante, contrabalanceando um álcool potente. Taninos finos, sedosos. Persistência de mais de 10 segundos, sem tanta exuberância, mas constante, voltando à cereja + especiaria no retro-olfato.

Vinho gostoso já com 5 anos, e que pelas características (corpo+álcool+acidez) ainda há de aguentar e evoluir por alguns anos. Não me surpreenderia em ver esse cara com uns 8 anos ainda bem vivo. É um vinho muito inusitado para um sul-americano, e se você gosta de vinho, mesmo que acabe não gostando, precisa provar este pela experiência! 

Masi Tupungato Passo Doble 2006
Região: Vale de Tupungato (Mendoza) - Argentina
Produtor: Masi Agricola S.P.A
Importador: Mistral
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): 70% Malbec - 30% Corvina

Preço:
aprox. R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário