quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cepas Nobles Sauvignon Blanc 2007


Mais um exemplar interessante de Sauvignon Blanc do Uruguai que tenho a oportunidade de provar. Este vinho é elaborado na região de Cerro Chapéu, perto da fronteira com o Brasil, especificamente com a região da Campanha Gaúcha.

Degustação:
Mostrou cor amarelo-palha de média intensidade, límpida e brilhante, com reflexos verdes, o que surpreendeu pelos 4 anos do vinho. 

No nariz é intenso, com leve maracujá, cítrico, e algo de mel, denotando certa evolução do vinho. 

Ao provar, mostrou corpo leve, com acidez ainda boa (embora não mais tão acentuada quanto se esperaria de um Sauvignon Blanc). Tem certa maciez, álcool bem equilibrado. Mostrou uma nota agradável de casca de limão, e confirmou o mel no final de boca. Persistência entre 7 e 8 segundos, sem amargor.

Fiquei positivamente impressionado com a vivacidade deste vinho, um exemplar  branco simples, de linha de entrada,  já com quatro anos. A maioria dos vinhos brancos básicos já está decrépito com esta idade, mas este se mostrou interessante, com aromas e boca agradáveis, embora já tenha mostrado o seu melhor para quem espera muito frescor. De qualquer forma, daqui pra frente o caminho é a decadência. Beber agora!

Cepas Nobles Sauvignon Blanc 2007
Região: Cerro Chapéu - Uruguai
Produtor: Bodegas Carrau
Importador: Zahil
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço: R$ 33,00 no site - R$ 40,00 na loja Salvador

2 comentários:

  1. Legal! Tenho provado muitos uruguaios com 12.5% ou 13.0% nos últimos meses, em boa parte porque o Uruguai não tem os Andes para atrapalhar. Em geral, e em termos estruturais, os uruguaios têm mais a ver com os europeus do que os andinos, apesar de ainda deixarem um pouco a desejar no quesito prazer. E como pouca gente se interessa por eles, a gente encontra com facilidade garrafas com alguns anos de idade.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho botado cada vez mais fé na produção Uruguaia. Além do tradicional Tannat, eu acho que eles tem se saido muito bem na produção de brancos. E aí, sem dúvida, se destaca a Sauvignon Blanc!

    ResponderExcluir