quarta-feira, 13 de abril de 2011

Camino Real Cabernet Sauvignon 2009


Vinho bem interessante produzido no Vale de Cachapoal, no Chile. É um Cabernet Sauvignon que passa por colheita à mão ao amanhecer, para aproveitar as baixas temperaturas, e passa por maceração pré-fermentativa a frio (10 graus) durante 7 dias. A fermentação ocorre em temperaturas entre 28 e 30 graus, em tanques de inox. Passa por uma curta maceralçao pós-fermentativa e estagia durante 6 meses em inox e barricas americanas e francesas usadas.

Degustação:
Vermelho-rubi intenso com reflexos violáceos, lágrimas rápidas, finas e abundantes, com cor. Límpido e brilhante.

Intenso no olfato, com aromas bem perceptíveis de especiarias mescladas a um mentolado agradável. Fruta vermelha, define para cereja em taça.

Corpo médio, bela acidez (surpreendeu, encheu a boca d'água), álcool potente, mas sem tanto exagero. Taninos perceptíveis, mas finos. Macio. Leve amargor, mas que combina com o estilo do vinho. Retro-olfato com especiaria e fruta, mais uma vez cereja, e às vezes, café. Persistência média (8 s).

É um vinho muito gostosinho, fácil e o mais importante: embora seja 2009, está pronto para beber! As arestas não chegam a atrapalhar, e o vinho já mostra muito. Ótimo custo x benefício, e um dos melhores Cabernet Sauvignon Chilenos que se encontra a este preço!

Do mesmo produtor, vale muito a pena provar também o Chardonnay.

Camino Real Cabernet Sauvignon 2009
Região: Vale de Cachapoal - Chile
Produtor:
Viña Camino Real
Importador:
Giava Perini do Brasil
Teor alcoólico:
14,5%
Casta(s):
Cabernet Sauvignon
Preço:
R$ 38,00

Um comentário:

  1. Depois de mais de trinta anos volto a ter conhecimento sobre o vinho Camino Real Sauvignon. Este era o vinho preferido do Frei Rosário Joffily, Prior e Reitor da Ermida de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, em Minas Gerais. Há anos que procurava essa preciosidade. Pena que o Frei Rosário já tenha falecido, mas vou levar uma caixa para o Pe Fernando Nascimento que o substituiu naquele Santuário. O Pe Fernando eu o vi nascer em Raposos, filhos dos meus compadres, saudoso Zezito e de Dona Aparecida que agora está ajudando a cuidar dos netos que nasce a cada dia de um de seus 9 filhos.

    ResponderExcluir