sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Catamayor Reserva de la Familia Sauvignon Blanc 2008



Já há algum tempo eu sou curioso pelos Sauvignon Blanc uruguaios, e os bebo sempre que tenho a chance. Eles geralmente mostram uma acidez cortante e aromas herbáceos bem pronunciados, diferente dos SB chilenos que conheço, que têm aquele maracujá exacerbado. São vinhos bem interessantes, na minha opinião.

Já tinha ouvido belas referências a respeito do Catamayor Sauvignon Blanc em sua linha de entrada, e minha frustração foi nunca tê-lo achado por aqui. Hoje me deparei com uma garrafa desde Reserva de la Familia, a linha Top da Catamayor, a 38 reais. Não resisti!

O vinho é proveniente da região de San José, em vinhedos com rendimento de 8 mil kg/ha, com colheita manual. As uvas passam por resfriamento a 10 graus por 18 horas antes da fermentação alcoólica a 13-14 graus, em cubas de inox. 

O toque curioso deste vinho, é que 5% dele é fermentado em barricas de carvalho francês de primeiro uso! Acho que foi o primeiro Sauvignon Blanc barricado que bebi, mesmo que em uma parcela tão pequena.

O vinho tem cor amarelo palha intensa, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas e finas, mas esparsas.

No nariz, é intenso, com as tradicionais notas herbáceas bem acentuadas, e um cítrico lembrando casca de limão siciliano. Após um tempo em taça surge um fundo de mel. 

Na boca a acidez é extrema! O corpo, embora ainda leve, tem estrutura para suportar a acidez, e o álcool é bem equilibrado. Perfumado na boca, confirmando os aromas do nariz, com uma persistência de cerca de 7 segundos. No final de boca deu pra sentir algo bem leve que remete à passagem por madeira, mas que, sinceramente, não acho que faria falta.

É um vinho bem interessante, e com uma boa relação custo benefício! Reafirma, e muito, o meu entusiasmo pelos Sauvignon Blanc elaborados no Uruguai. 

Catamayor Reserva de la Familia Sauvignon Blanc 2008
Região: San José - Uruguai
Produtor: Bodegas Castillo Viejo
Importador: Real Comercial Ltda
Teor alcoólico: 13,5%
Casta(s): Sauvignon Blanc
Preço: R$ 38,00

2 comentários:

  1. Alexandre como vais?

    Agora acertou na mosca. Os Sauvignon Blanc dos uruguaios são fora da média. Experimente o Don Próspero que a Grand Cru traz por R$ 35,00 é mto bom também

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Assim que achar esse Don Próspero eu pego!

    Outro interessante é o Las Brujas, mas este eu não tenho nota escrita. Herbáceo até não poder mais!

    ResponderExcluir