sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oak Leaf Chardonnay


Isso é que é entrar no mundo dos vinhos estadunidenses pela porta dos fundos: Um exemplar de Chardonnay que, além de sequer ser safrado, custava a bagatela de 12 reais no Sam's Club! Não consegui resistir, precisava saber qual era a deste vinho!

Este exemplar da Califórnia é elaborado pela Oak Leaf Vineyards, cujo slogan no website é "A fine wine at a great price". Já aprecio a honestidade da vinícola, em usar um adjetivo modesto para o vinho, ao invés de tentar vender grandiosidade onde não existe.

Infelizmente o website da vinícola se encontra em reformulação, e não tenho maiores informações sobre a elaboração do vinho.

É um Chardonnay de cor amarelo-palha leve/média, límpido e brilhante, com formação de poucas lágrimas rápidas e finas.

No nariz é de média intensidade, com aromas já conhecidos de abacaxi em calda, leve lácteo, meio amanteigado, e algo que sinceramente me lembrou sabão de coco. Algum mel no final.

Ao provar, mostra algum dulçor, com boa acidez, álcool equilibrado (12,5%), leve amargor final. Persistência curta (uns 5, 6 segundos forçando), com retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo um leve defumado.

É um vinho que nos EUA não deve custar mais do que duas doletas. Aqui custou 12 reais. É...honesto. Não tem nenhuma virtude especial, não mesmo. Mas tem poucos defeitos. Pelos 12 reais que ele custa eu não acho nenhum branco brasileiro à altura. Não que isso diga muito, mas...

Oak Leaf Chardonnay
Região: Califórnia - EUA
Produtor: Oak Leaf Vineyards
Importador: Wal Mart Brasil
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: R$ 12,00

5 comentários:

  1. Alexandre

    Se encontrar por aí o Chardonnay da Wente podes comprá-lo é o melhor Chardonnay americano que experimentei, por volta de R$40,00 aqui em Porto Alegre

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir
  2. Poxa Peter, o preço tá muito convidativo, sobretudo levando em consideração o preço dos vinhos americanos no Brasil! E eu sou fã de chardonnay!

    Vou procurar com certeza!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Também bebi meio desconfiado, mas vale pelo custo-benefício. Ele é de sabor delicado, com algum dulçor, corpo pouco robusto, mas de bom paladar. Vale a experimentação.Comprei ele no Supermercado Nacional, da rede Walmart, aqui em Porto Alegre

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, abra o coração para os vinhos brancos brasileiros, em especial os espumantes. Não vai se arrepender. :)

    ResponderExcluir
  5. Provei esse vinho hoje...
    Excelente frutado, refrescante...
    Pelo corpo e cor deveria ser um 2007 ou 2008...
    Muito bom!!!

    ResponderExcluir