Um bom exemplo de espumante brasileiro interessante elaborado através do método Charmat, o Ponto Nero (ou .Nero) é produzido pela Domno do Brasil, uma empresa do grupo Famiglia Valduga Co. voltado especialmente para a produção e exportação de espumantes e importação de vinhos.
Este espumante Charmat é elaborado na Serra Gaúcha, no município de Garibaldi, e consiste num corte de 60% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% Riesling Itálico. O espumante passa por um estágio de 6 meses sur lies antes de ir para a garrafa e o mercado, com a finalidade de conferir cremosidade e alguma complexidade aromática.
O resultado é um espumante de cor amarelo-palha, com perlage surpreendentemente fino e abundante pra um produto feito através do método Charmat.
O resultado é um espumante de cor amarelo-palha, com perlage surpreendentemente fino e abundante pra um produto feito através do método Charmat.
No nariz apresenta média intensidade aromática, com aromas a abacaxi em calda, e notas tostadas, lembrando pão torrado.
Ao provar, se destacou pela grande acidez, média estrutura e bela cremosidade (mais uma vez surpreendente para um Charmat). O álcool é correto, e a persistência também é boa, chegando a 9-10 segundos. Não apresenta amargor. O retro-olfato confirma o nariz, e traz notas cítricas e de maçã verde.
Um bom espumante, que confirma a vocação nacional para este tipo de vinho!
Ponto Nero Brut
Região: Serra Gaúcha (Garibaldi) - BrasilProdutor: Domno do Brasil
Importador: -
Teor alcoólico: 12%
Casta(s): 60% Chardonnay - 30% Pinot Noir - 10% Riesling Itálico
Preço: -
Olá Alexandre!
ResponderExcluirDe fato se trata de um espumante muito bem feito para um charmat.
Quanto está custando em Salvador?
Aqui em Recife pagamos R$ 25,00 em média.
Abraços