quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Catedral Dão DOC 2005


Um belo Dão DOC de bom custo benefício que estou degustando enquanto posto hoje!

Como por enquanto não tenho dados sobre sua elaboração, exceto que é um assemblage de Alfrocheiro, Tinta Roriz e Touriga Nacional, vou direto à nota de degustação.

O vinho tem cor vermelho violácea intensa, límpida e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, de cor também intensa.

No nariz, é intenso e tem aromas de fruta escura madura e em compota (ameixas), floral e leve tostado, bem integrado ao conjunto.

Ao provar se mostra seco, com médio corpo, boa acidez, álcool integrado e taninos médios. Persistência média (8 segundos), com retro-olfato trazendo notas de pimenta do reino e leve pimentão verde, além da fruta e notas tostadas do olfato.

Um vinho bem gostoso, daqueles para ter sempre em casa uma ou algumas garrafas!

Catedral Dão DOC 2005

Região: Dão DOC - Portugal
Produtor: Cavipor
Importador: Domno do Brasil
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Alfrocheiro - Tinta Roriz - Touriga Nacional
Preço: -

2 comentários:

  1. Alexandre. Os bons vinhos tintos da renovada região do Dão feitos com as castas tradicionais, Touringa Nacional e Franca, Jaen (Mencia que faz os ótimos vinhos de Bierzo) Alfrocheiro e Tinta Roriz (Tempranillo)são guardadas as devidas proporções parecidos com os tintos da Borgonha. Excelentes vinhos com preços maravilhosos.

    Os brancos da região são feitos com as castas Malvasia Fina, Bical e Encruzado. RECOMENDO FORTEMENTE QUE APRECIE UM BRANCO DO DÃO 100% ENCRUZADO É FANTÁSTICO.

    Recomendo, também, o Dão Quinta do Correio (Quinta dos Roques) vendido pela Decanter e Quinta das Estrémuas trazido pela Gran Cru.

    Por último, seria interessante que tu passes a informar no Facebook os novos posts, vale a pena.

    abs Peter (www.alemdovinho.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  2. Este vinho é produzido pela Enoport > http://www.enoport.pt/index.php?lang=pt&s=directorio&pid=16&title=caves_velhas&ppid=2&marca=caves-velhas . Abraço!

    ResponderExcluir