sábado, 4 de setembro de 2010

Crios de Susana Balbo Torrontés 2009


Um velho conhecido em uma nova safra! Fazia tempo que não bebia este Torrontés da Susana Balbo, e como estava com vontade de beber um branco aromático, nada melhor do que reencontrar este amigo.

Assim, dando um tempo antes das últimas postagens do City Tasting da ViniPortugal, falarei brevemente deste Torrontés de Salta, que é um ótimo custo x benefício!

Amarelo-palha límpido e brilhante, com reflexos verdes e lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz, aquele "cheirinho de Torrontés" bem familiar, que por sua vez lembra muito outras castas aromáticas, como a Moscatel. Intenso, exuberante, com aromas a pêra, floral, alguma fruta exótica (tipo lichia ou algo assim, mas não deu pra definir) e um cítrico de forma secundária, mas bem nítido, como se fosse o pano de fundo. 

Corpo leve, com acidez moderada e álcool muito perceptível, num conjunto que beira (mas não atinge) o desequilíbrio, e deixa a boca um pouco quente. Persistência grande dos aromas perfumando a boca, em um retro-olfato de mais de uns 10 segundos. Apresenta um leve amargor.

A conclusão? Bem, é um Torrontés. E esta é uma uva "ame ou deixe". Eu amo, mas só de vez em quando, assim como um Gewurztraminer, ou qualquer outra casta muito aromática. Não conseguiria beber toda semana, não mesmo.

Crios de Susana Balbo Torrontés 2009
Região: Vale de Cafayate (Salta) - Argentina
Produtor: Domínio del Plata
Importador: Cantu
Teor alcoólico: 13,8%
Casta(s): Torrontés
Preço: R$ 34,90

Um comentário:

  1. Ola Alexandre!!
    Parabens pelo seu blog, legal que tenha interesse pelas cervejas também, pois assim como o vinho, é um universo bastante interessante!!
    Podemos trocar informações, estarei visitando frequentemente seu blog!!

    Grande abraço e bom feriado!

    ResponderExcluir