quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Veramonte Sauvignon Blanc Reserva 2009


Fazia tempo que não bebia um Sauvignon Blanc, e por outro lado, eu andava bebendo muito Chardonnay. Com o intuito de variar um pouco, decidi comprar este exemplar chileno, de importação própria da Casa de Vinhos, aqui de Salvador.

Segue abaixo uma breve nota:
Elaborado no Vale de Casablanca, como manda o figurino de castas brancas no Chile, o vinho apresenta cor amarelo palha bem clara, com reflexos verdes. Límpido e brilhante, tem lágrimas rápidas, finas e abundantes.

Intensidade aromática média, com aromas a frutas tropicais lembrando manga e maracujá, algo cítrico e depois de algum tempo aparece um aroma herbáceo leve. Fresco e agradável.

Ao provar, se destaca a acidez, que é muito, muito viva. O álcool contribui para a refrescancia. De corpo leve, mostra uma ponta de dulçor que ajuda a equilibrar a acidez. A persistência é média (7 segundos) com retro-olfato confirmando o nariz, com uma fruta meio adocicada. O único fator que incomoda é uma ponta de amargor chata.

No geral, eu gostei do vinho, apesar do amargor. Me agradou o fato de o aroma não ser tão exuberante, como outros Sauvignon Blanc chilenos que chegam a ser enjoativos. A acidez é um espetáculo à parte, muito refrescante.

Só a ocasião não foi ideal. Um começo de noite chuvoso. Este vinho combina muito mais com um dia muito ensolarado, de preferência na praia!

Ah, para quem gosta de acompanhar pontuações, este Sauvignon Blanc 2009 recebeu 86 pontos da Wine Spectator.


PS: A partir de hoje as fotos do Notas Etílicas serão das garrafas que eu bebo, tiradas por mim! Peço compreensão no início, sou um fotógrafo café com leite!
Veramonte Sauvignon Blanc Reserva 2009
Região: Vale de Casablanca - Chile
Produtor:
Veramonte
Importador:
Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
Sauvignon Blanc
Preço: R$ 42,00

Um comentário:

  1. Gostamos muito deste Veramonte. Vai bem com algum prato de frutos do mar. Aqui no Rio, conseguimos comprar por cerca de R$ 28,00.

    Abs.,

    Claudio e Rafaela - Le Vin au Blog

    ResponderExcluir