quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Miolo Seleção Cabernet Sauvignon/Merlot 2008

Após um hiato de quase uma semana sem postagens - devido a uma viagem para a Serra da Cantareira e um resfriado em seguida, retorno ao Notas Etílicas!

Seguindo meu hábito de escrever também sobre vinhos simples e muito baratos, sobretudo os usualmente marginalizados pelos enófilos, decidi postar sobre um vinho da linha Miolo Seleção, que creio ser a porta de entrada para o mundo do vinho de muitos brasileiros.

O escolhido da vez foi o Miolo Seleção Cabernet Sauvignon/Merlot 2008, última safra desta linha produzida na Serra Gaúcha (a partir de 2009 estes vinhos passaram a ser feitos na Campanha Gaúcha).

Se a safra 2008 seguiu um método de vinificação igual ao de 2009, o vinho passa por maceração pré-fermentativa com pigeage, malolática completa e estágio de 10% do total em barricas de carvalho. No entanto, os dados são relativos à safra de 2009, e não sei se se aplicam à anterior.

O vinho é vermelho violáceo de intensidade média, límpido e brilhante. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com bastante cor.

No olfato é de média intensidade, com aromas predominantes de fruta vermelha, e  também ameixa. Mui simples, mas agradável.

Na boca vem o problema. A primeira coisa que se destaca é a rusticidade marcada por um amargor excessivo, que por si só, mata o vinho. Fora isso,  tem corpo leve, o álcool  sobressai um pouco, a acidez é adequada e os taninos quase não mostram adstringência. A persistência é média (7 segundos), com retro-olfato confirmando a fruta, e remetendo a algo lácteo que não consegui distinguir.

É um vinho que até vale o que pesa, e poderia ser um exemplar bem razoável, a julgar pela qualidade olfativa. O problema é que o amargor excessivo, problema recorrente nos tintos que provo da Serra Gaucha (independente de preço), estraga a experiência.

Miolo Seleção Cabernet Sauvignon/Merlot 2008
Região: Serra Gaúcha - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
12,5%
Casta(s):
Cabernet Sauvignon - Merlot
Preço:
aprox. R$ 16,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário