segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Miolo Millésime 2006

Foi com este Miolo Millésime, espumante top da Vinícola Miolo, que nós abrimos os trabalhos da última sexta-feira, na comemoração do 55º aniversário de minha mãe.

Elaborado pelo método tradicional de segunda fermentação na garrafa (champenoise),  este vinho proveniente de Bento Gonçalves, no Vale dos vinhedos, é um corte de Chardonnay e Pinot Noir em partes iguais. O espumante, que tem produção bastante limitada (33 mil garrafas), envelhece 18 meses sur lies (sobre as leveduras) nas caves da Miolo antes de ser liberado para o mercado.

Como já havia provado este espumante uma vez e gostado muito, estava bem curioso, esperando que agradasse igualmente à minha família, e principalmente a aniversariante!

Ao servir, mostrou sua cor amarelo palha e uma boa espuma, formando uma coroa de média persistência. O perlage era fino e abundante, com boa persistência também.

No nariz tem média intensidade (confesso que esperava mais, pelo que lembrava da degustação anterior), com aromas a abacaxi em calda, frutas secas e cristalizadas,  algo lembrando amêndoas e algo cítrico.

Seco, com ótima acidez, álcool equilibrado e corpo médio. Boa cremosidade na boca, com persistência média (7-8 segundos) e retro-olfato confirmando o nariz, e com algo lembrando castanha de caju. Nenhum amargor. Fresco, gostoso, leve.

Foi um ótimo espumante para abrir uma noite de comemoração, com certeza. Além de muito gostoso, não tem absolutamente nenhum defeito. Mas talvez por uma questão de expectativa (intimamente ligada ao preço praticado por ele no mercado), eu tenha achado ele meio leve e curto demais, e com um perlage que embora bom, podia ser mais abundante ainda.

Aqui para nós, não acho que ele vale o preço praticado aqui em Salvador, que chega aos 80 reais. Por outro lado, pelo preço que comprei na loja da Miolo na Vinícola Ouro Verde (aprox. 50 reais), é uma excelente escolha!

Miolo Millésime 2006
Região: Bento Gonçalves (Serra Gaúcha) - Brasil
Produtor:
Miolo Wine Group
Importador:
-
Teor alcoólico:
12%
Casta(s):
50% Chardonnay - 50% Pinot Noir
Preço: R$ 55,00 - R$ 80,00

Um comentário:

  1. Olá Alexandre, concordamos plenamente com sua avaliação. O Millésime da Miolo é muito curto e sem a intensidade que se espera de um vinho produzido pelo método tradicional. Não tem defeitos mas não encanta.
    O Espumante Premium da Casa Valduga é mais barato e muito melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir