terça-feira, 24 de agosto de 2010

Glossário de Vinhos no Notas Etílicas

A partir de hoje, toda vez que aparecer algum termo específico do mundo do vinho no Notas Etílicas; dos mais simples referentes à degustação, como tanino; até os mais técnicos e relativos ao processo de elaboração, como pigeage;  eu disponibilizarei um link explicando o seu significado.

A idéia surgiu após algumas queixas de amigos, do tipo "muito bom o seu blog, mas não consigo entender muita coisa", ou "adoro o teu texto, mas o que diabos significa maceração carbônica?".

Acho que com esta iniciativa, contribuo para diminuir um pouco o abismo no diálogo sobre vinhos entre enófilos e leigos, e também para desfazer a imagem de enochato do apreciador que gosta de escrever suas notas de degustação, e discute usando termos mais ou menos técnicos.
Afinal de contas, nem todo mundo é obrigado a saber o que significa maceração pré-fermentativa (na verdade só enólogos e sommeliers o são!), mas todos têm o direito de degustar um bom vinho!

O glossário de vinhos do Notas Etílicas vai ser construído aos poucos, na medida que os termos forem aparecendo nas postagens a partir de agora. Num futuro próximo, o plano é de também linkar as postagens antigas com os termos, mas isso vai levar mais tempo!

Um comentário:

  1. Fala Meu Amigo,

    Parabéns, uma boa idéia a sua!

    Abs,
    Gustavo
    Http://enoleigos.blogspot.com

    ResponderExcluir