sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Guarda Rios Branco 2008

Terceiro vinho degustado no City Tasting ViniPortugal Salvador.

Infelizmente passei meio que "correndo" por este vinho, e fiquei com a impressão de talvez não ter captado exatamente "qual era a dele". Preciso beber de novo para ter uma opinião mais conclusiva.

Produzido ainda sob a antiga indicação geográfica de Vinho Regional do Ribatejo (a denominação mudou em 2009 para Vinho Regional Tejo) pela Vale d'Algares, este branco é importado pela Casa dos Vinhos - BA. 

Trata-se de um corte interessante das francesas Chardonnay e Sauvignon Blanc com as autóctones Alvarinho e Arinto. Não achei dados específicos sobre a elaboração da safra 2008, mas parece ponto comum entre todos os anos que uma parcela entre 25% e 30% do vinho estagia em barricas de carvalho francês durante até 6 meses, com bâtonnage, e fermentação maloláctica de uma parcela entre 25% a 40% do Chardonnay.

O resultado foi um vinho de cor amarelo palha média com reflexos verdes; e lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz predominou a Sauvignon Blanc em minha análise, com aromas exuberantes a maracujá e algo herbáceo. Senti falta de perceber características das outras castas, e traços do estágio em madeira, e da maloláctica. Preciso beber ele de novo com mais atenção, para ver se perdi algo, ou se estas características só se fazem notar na boca.

Corpo médio e boa acidez, mas não tão intensa quanto seria um Sauvignon Blanc puro. Aqui provavelmente entra a influência do estágio em barricas e da maloláctica da Chardonnay. Álcool equilibrado, e persistência média (não contei exatamente desta vez). Retro-olfato muito perfumado de maracujá, novamente.

Enfim, achei interessante, e uma pena não ter conseguido dar a devida atenção a este exemplar. Terei de provar novamente, e acho que minhas impressões mudarão em algo. 

Guarda Rios Branco 2008
Região: Vinho Regional do Ribatejo (atual Vinho Regional Tejo) - Portugal
Produtor: Vale d'Algares
Importador: Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Chardonnay - Sauvignon Blanc - Alvarinho - Arinto
Preço: R$ 64,00

Um comentário:

  1. Os grandes vinhos brancos portugueses são os verdes e os do Douro.De resto com exceções como os da casta Bical da Bairradae um ou outro,ná média não são expressivos

    SDS Peter

    ResponderExcluir