terça-feira, 24 de agosto de 2010

Don Melchor 2005

Vinhos especiais pedem ocasiões especiais. Pode parecer um pensamento de pouca reverência ao vinho de minha parte, mas acho que um grande vinho ganha muito, quando apreciado ao lado das pessoas certas, em dias significativos. Não me agrada tanto a idéia de um vinho ser um evento, por si só.

E este Don Melchor 2005 que estava há um par de anos guardado não podia ter sido aberto em melhor ocasião. Aniversário de 55 anos de minha mãe, ao lado de minha família e namorada, aqui em casa.

Quanto ao vinho, dispensa grandes apresentações. Elaborado pelo renomado enólogo Enrique Tirado, este é um dos grandes vinhos-ícone do Chile e da gigante Concha y Toro.

colheita foi feita bem tarde, entre 19 de abril e 17 de maio, resultando em grande amadurecimento dos frutos. O corte de 2005 conta com 97% de Cabernet Sauvignon e 3% de Cabernet Franc (a proporção de Cabernet Franc varia ano a ano), passando por estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês. 

As vinhas tem idade média de 20-27 anos, e ficam em uma altitude de 650 metros acima do nível do mar. Grande amplitude térmica (diferença de temperatura entre dia e noite) e solos pobres contribuem para o amadurecimento adequado das uvas.

Esta safra foi considerada excelente no Chile, e o Don Melchor 2005 contou com altas pontuações da crítica especializada, recebendo 94 pontos da Wine Advocate (revista do Robert Parker) e 96 pontos da Wine Spectator. 

Dando fim à expectativa de dois anos, abrimos o vinho! Ficou por quase uma hora em decanter antes de ser servido, mas é claro que separei uma tacinha logo depois de aberto, para degustar e notar a evolução.

A cor vermelho rubi é muito intensa e brilhante, e mostra ainda alguns reflexos violáceos, dando sinais de ser um vinho ainda jovem. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes, com muita cor.

Destaca-se a intensidade aromática, muito, muito forte. Fruta exuberante, dentre as quais distingui ameixa e cassis. Notas de menta também muito perceptíveis. Fecham o conjunto uma especiaria (lembrou cravo) e notas tostadas e de café muito bem integradas ao conjunto, que foram se mostrando depois que começamos a beber, e continuaram bem presentes, em uma grande persistência aromática.

Depois da análise visual e olfativa, não poderia esperar menos do que um vinho muito potente, e não recebi menos do que esperava! Um vinho de encher a boca, com muito corpo, álcool extremamente perceptível, ótima acidez para equilibrar o conjunto superlativo. Taninos muito abundantes, adstringentes, mas de qualidade, sedosos e finos, sem travas excessivas ou amargores. 

O resultado é um vinho muito macio, apesar da potência e robustez. A persistência passou dos 30 segundos antes que eu parasse de contar, e o retro-olfato trouxe toda aquela fruta suculenta, as notas de menta, especiarias e tostado de volta, e também um quê meio terroso, que me agradou.

Conversei com pessoas que já conheciam este vinho antes de beber, e me disseram que aguenta chegar aos 10 anos tranquilamente, com ganhos. Concordo, e acho que vai melhorar. Mas sinceramente, para quem não se importa com vinhos "superlativos", cheios de fruta e muito potentes, este daqui está pronto para beber.

É delicioso, certamente um vinho especial, daqueles que não se toma todo dia (inclusive pelo preço). E este vinho coroou um dia que não merecia nada menos do que ele! 

Um brinde à minha mãe!

Don Melchor 2005
Região: Puente Alto (Vale do Maipo) - Chile
Produtor: Viña Concha y Toro
Importador: VCT Brasil (Concha y Toro)
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): 97% Cabernet Sauvignon - 3% Cabernet Franc
Preço: R$ 350,00 - R$ 500,00

3 comentários:

  1. Parabéns pra sua mãe, garoto!

    E parabéns pelo vinho escolhido pra ocasião. Realmente um EXCELENTE VINHO!

    Cleber Filho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pra sua mãe tb! Eu juro que se não abrisse essa P* desse vinho eu ia quebrar ele na cabeça de alguem!!!!! Mas valeu a pena esperar, ele é mesmo tudo isso que vc falou

    ResponderExcluir
  3. Bela nota, Alê!!!!

    Deu vontade de comprar e deixar guardadinho!

    E.... parabéns a familia e a sua mãe!!!!


    Ade

    ResponderExcluir