quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jacob's Creek Chardonnay 2005


Mais um vinho branco meio velho que eu resolvo experimentar, é claro que ciente do risco de me bater com um vinho morto.
Sobre este, não consegui mais informações a respeito da sua produção, pois o site da Jacob's Creek não dispõe informações sobre safras mais antigas, pelo menos não dos vinhos mais básicos, como é o caso deste.

Vamos então, direto à degustação:
Como vocês podem ver na foto acima, o vinho mostra uma cor bem evoluída, caminhando de amarelo ouro para âmbar. As lágrimas não são abundantes, mas rápidas e finas.

No nariz, ainda mostra intensidade aromática, com fruta em calda (abacaxi e talvez pêssego), frutas cristalizadas, coco seco e sorvete de passas ao rum. Lembra um late harvest, ou até um porto branco. (Inclusive com aquela notinha de oxidação) Como estou acostumado a beber vinho branco jovem, achei interessante, exótico, e bem agradável, até certo ponto.

Ao provar, dulçor acentuado, acidez bem moderada (mas ainda viva) e álcool tímido, imperceptível. Se mostrou magro, ralo na boca. Penso que se tivesse mais estrutura, aguentaria muito melhor o tranco dos cinco anos. Ainda assim, mostrou persistência longa (contei mais de 10 segundos) e retro-olfato confirmando o nariz, com mais coco ainda. No geral, não agradou muito na boca.

A confirmação da decadência do vinho veio com a baixíssima persistência aromática do vinho. Embora agradável ao nariz logo depois de aberto, em menos de meia hora ele já não tinha mais nada a oferecer, estava morto. Que descanse em paz, então.

Valeu pela experiência, mas apesar do nariz agradável no início, não vale a pena. Nem para beber, e nem pela meia hora que ele permanece meio vivo. Não repetiria um destes.

Jacob's Creek Chardonnay 2005
Região: Barossa Valley (South Eastern Australia) - Austrália
Produtor: Jacob's Creek
Importador: Pernod Ricard
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Chardonnay
Preço: De R$ 50,00 a R$ 70,00
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário