domingo, 8 de agosto de 2010

Cusumano Insolia I.G.T Sicília 2005

Sempre que posso, procuro experimentar vinhos elaborados com castas menos comuns dos que as clássicas francesas, e algumas vezes já tive a oportunidade de degustar  fermentados produzidos com esta uva originária da Sicília, a Insolia (ou Inzolia). 

A diferença é que este vinho já tem 5 anos, idade que me deixa com receio de provar até certos vinhos tintos, ultimamente. Mas me permiti a experiência.
O vinho pertence à Indicação Geográfica Típica (I.G.T) da Sicília, e a uva com a qual é produzida, a Insolia, é a uva branca ícone da região e muito utilizada no corte do vinho fortificado Marsala.

Não há muitos detalhes sobre a produção deste Insolia, mas a ficha técnica disse que o vinho é produzido em vinhas de 12 anos, com rendimento de 7,5 mil kg/ha em colheita manual, realizada no início de setembro. O mosto passa por maceração e fermentação alcoólica a frio, e depois pelo menos 4 meses em tanques de inox sur lies.

O vinho, como era de se esperar, é velho, e mostra isso já na análise visual com uma cor amarelo ouro bem intensa. Límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz, se mostrou franco (neste caso, achei bom mencionar), com boa intensidade e aromas claramente evoluídos, com muito mel, amêndoas, fruta seca (lembrou damasco) e  alguma compota (não distingui). No geral, o vinho lembrou muito um porto branco no aspecto olfativo.

Ao provar, mostrou corpo médio, certo dulçor, com perda notável de acidez, que já se apresentava moderada. O álcool também esteve pouco perceptível. Macio, sem amargor. Embora tenha perdido em acidez e álcool, ainda não é um vinho chato na boca. A persistência é boa (8-9 segundos), com muito mel no retro-olfato.

Enfim, uma experiência interessante. Apesar de ser um vinho velho, e em estado de declínio, ainda não estava morto. Tinha alguma acidez para animar o paladar, e qualquer eventual aresta foi aparada pelo tempo. 

Os aromas eram  claramente evoluídos e sem aquele frescor dos brancos jovens, mas mostraram características agradáveis. O problema aqui foi a persistência aromática. Embora tenha começado intenso, o peso dos anos se mostrou, e depois de meia hora com a garrafa aberta, o vinho não tinha muito mais o que oferecer em aromas. 

Penso que vez ou outra é bom se permitir este tipo de experiência!

Cusumano Insolia I.G.T Sicília 2005
Região: IGT Sicília - Itália
Produtor:
Cusumano
Importador:
Vinexport
Teor alcoólico:
13%
Casta(s):
Insolia
Preço: R$ 46,00

2 comentários:

  1. Excelente blog Alexandre! Vi que visitou o meu (www.vinhossemmisterio.blogspot.com) e resolvi conhecer o conteúdo por você desenvolvido.
    Parabéns...
    Concordo muito com a sua descrição sobre comer bem, beber bem e viver bem!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. não sou um expert mas vivi na França em região de vinhos, casada com italiano do Piemonte e decidi ser atrevida mas gostei do vinho de uva Inzolia.Voce é um sommelier mas para mim é no dia a dia que sentimos o sabor de comer bem acomapnhado por um bom vinho. Nós gostamos de vinhos suaves e delicados e na região piemontese temos bons vinhos e voce deve conhecer. Hoje com um bel prato de camarões nos deliciamos com um vinho da famiglia zonin : chardonay izolia

    ResponderExcluir