segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Aguaribay Malbec 2007

Produzido na vinícola Flechas de los Andes, o Aguaribay Malbec é fruto de uma parceria entre dois nomes do mundo do vinho: Benjamin de Rothschild e Laurent Dassault. O projeto da Flechas de los Andes é bem recente, tendo sido construído em 2003, e com a sua primeira safra em 2004.

Produzido no Vale do Uco, em Mendoza, este Malbec é produzido em altitudes de 1.100 metros, ao pé da cordilheira dos Andes, em solo composto de granito, areia e cascalho dos andes.

Os frutos são colhidos manualmente no mês de março e passam por maceração pré-fermentativa a frio, antes da fermentação alcoólica em tanques de inox, também a temperaturas controladas. Após a fermentação, 30% do vinho estagia em barricas de carvalho de segundo uso por 12 meses, e o restante permanece em inox. 

O resultado é um vinho vermelho rubi de intensidade média/alta, com reflexos violáceos. Límpido e brilhante, tem lágrimas rápidas, finas e abundantes, com cor.
No nariz, que tem média intensidade, é possível sentir fruta vermelha, um leve tostado e baunilha. Algo também me remeteu a especiaria.

Na boca tem corpo entre médio e forte, com boa acidez, álcool sobressaindo um pouco, como era de se esperar (mas melhora na taça). Tem certo dulçor, que junto ao álcool e aos taninos finos, confere boa maciez ao vinho. Bela persistência, passando dos 10 segundos, e retro-olfato confirmando o nariz. 

É bom, agradável, bem feito para o que se propõe, e vale exatamente o que pesa (R$ 52,00 pela Ana Import). Por outro lado, não vá esperando nenhuma epifania,  revelação, experiência mística, ou nada do tipo. 

É apenas um bom vinho, que vale a pena provar.

Aguaribay Malbec 2007
Região: Vale do Uco (Mendoza) - Argentina
Produtor: Compagnie Vinicole Baron Edmond de Rothschild - Flechas de los Andes
Importador: Ana Import - BA
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Malbec
Preço: R$ 52,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário