sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ventisquero Queulat Cabernet Sauvignon 2007

Bebi ontem este Ventsiquero da linha Queulat, que é uma espécie de Gran Reserva da vinícola. Da mesma linha já conheço - e gosto muito - do Ventsiquero Queulat Syrah, já postado aqui no blog. Este Cabernet Sauvignon, desta mesma safra, recebeu 87 pontos da Wine Advocate.

Elaborado com uvas provenientes do Vale do Maipo, embora possa ser rotulado como um monovarietal pela legislação chilena, na verdade este Cabernet Sauvignon apresenta uma parcela de 15% de Syrah. O vinho passa por estágio de 14 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa antes da venda.

É um fermentado de cor vermelho rubi intensa, com lágrimas muito rápidas, finas e abundantes.

No nariz é intenso, com aroma a frutas vermelhas em geléia, especiaria (pimenta do reino preta) e baunilha. O álcool (14,5%) atrapalha um pouco a percepção olfativa, mesmo depois de algum tempo com a garrafa aberta.

Ao provar se mostrou muito seco, com textura mais áspera do que macia. Muita acidez, álcool bem perceptível (mas incomodando menos na boca do que no nariz), taninos ainda agressivos, apresentando muita adstringência, mas sem amargores ruins. A persistência é longa, passando dos 10 segundos, e o retro-olfato confirma o nariz, revelando também notas de café.

A ficha técnica no site abre uma perspectiva de guarda de 7 anos para este vinho. De fato, a julgar pelo teor alcoólico, acidez ainda marcante e taninos duros, este vinho ainda precisa de um tempo para amaciar e aparar estas arestas.

Creio de deve melhorar em 2 a 3 anos.
Por ora, é um vinho extremamente agressivo, que pode ser um tanto incômodo se degustado sozinho. Pede por comida, como um bom churrasco, onde a suculência e a gordura da carne ajudam a diminuir a sensação meio superlativa do vinho.


Ventisquero Queulat Cabernet Sauvignon 2007
Região: Vale do Maipo - Chile
Produtor: Viña Ventisquero
Importador: Cantu
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): 85% Cabernet Sauvignon - 15% Syrah
Preço: R$ 54,00

Um comentário: