sábado, 12 de junho de 2010

Pizzato Egiodola Reserva 2004

Este Pizzato foi um dos vinhos escolhidos para uma lista de degustação na comunidade "Confraria do vinho acessível", no orkut. O objetivo é descobrir bons rótulos dentro do valor-teto proposto na comunidade, de 35 reais. Também publiquei em abril outro vinho desta lista, o Ventisquero Reserva Carménère 2008.

Como podem ver, este vinho é elaborado com uma casta pouco conhecida, e me parece um indicativo de uma moda que atingiu as vinícolas nacionais: elaborar monovarietais de castas exóticas.

A Egiodola é uma uva de origem francesa, fruto do cruzamento artificial entre duas outras castas que eu também não conheço, a Fer Servadou e a Abouriu. Embora geralmente seja utilizada em vinhos de corte no Sudoeste da França, no Brasil é vinificada em monovarietais.

O vinho mostrou coloração dentro do esperado, com vermelho rubi intenso, e reflexos alaranjados já visíveis. Algumas lágrimas rápidas, finas e vermelhas.

No nariz é intenso, com aromas a azeitona preta, fruta vermelha em geléia (lembrou framboesa), ameixa em calda, e algum tostado, lembrando chocolate.

É seco, de acidez correta, álcool integrado e taninos muito amargos e adstringentes. Alta persistência (8-9 segundos) com retro-olfato confirmando o nariz, e trazendo também um aroma que me remeteu a erva de chá. Os taninos marcam a boca por muito tempo.

Sinceramente, este é um daqueles vinhos "inconclusivos". Não sei dizer se gostei dele. O nariz traz aromas interessantes, mas o vinho é muito, muito rústico na boca. Precisarei prová-lo mais uma vez para tirar uma conclusão pessoal melhor. De qualquer forma vale a pena como experiência.

Pizzato Egiodola Reserva 2004
Região: Vale dos Vinhedos - Brasil
Produtor: Vinícola Pizzato
Importador: -
Teor alcoólico: 12,5%
Casta(s): Egiodola

Preço:
R$ 28,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário