segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ventisquero Reserva Carménère 2008

Este vinho é o primeiro de uma iniciativa da comunidade "Confraria do vinho acessível", do orkut, com o objetivo de degustar e avaliar uma lista de vinhos com preço até 35 reais recomendados pelos participantes. O grande barato é mostrar que dá pra beber bem e - relativamente - barato, mesmo com todas as adversidades impostas pelo estado e pela ganância de muitos comerciantes.

Vale aqui uma ressalva. Os vinhos "até 35 reais" foram selecionados com base no preço aplicado nos estados do Sul/Sudeste. Aqui na Bahia os preços, que já eram naturalmente mais altos, subiram mais ainda em 2010, devido ao aumento do ICMS do produto, de forma que este vinho custa entre 45 e 50 reais.

Vamos ao vinho: Embora seja considerado um varietal de Carménère pela legislação chilena, este é um vinho de 85% Carménère e 15% Syrah, do vale de Colchágua. 70% deste vinho teve estágio de 10 meses em barricas de carvalho (70% francês e 30% americano, sem especificar se são novas ou usadas).

Na análise visual, se mostrou vermelho de média intensidade apenas iniciando a transição de cor para rubi, ainda com muitos reflexos violáceos. Límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.

Tem intensidade aromática boa, com muita fruta, destacando ameixa e cerejas. Também é possível notar especiarias (pimenta do reino) e notas da madeira, como chocolate, bem integradas ao conjunto.

A nota destoante no nariz foi um quê de vegetal (pimentão), que é meio recorrente nestes vinhos de Carménère, e que embora já tenha me agradado muito, confesso que hoje me enjôa. Mas foi só uma ponta, de forma que não incomodou tanto.

Na boca é seco, mostrando boa acidez e álcool integrado, médio corpo com taninos relativamente finos (algum amargor, mas eu esperava mais) e persistência razoável para a estrutura que o vinho mostrou (7s). O retro-olfato também traz muita fruta.

É um vinho gostoso, macio, com muita fruta, bem "fácil de beber", como é hábito dizer destes vinhos. Mas só isso.

Penso que pelos 35 reais que ele deve custar em São Paulo e demais estados é uma ótima escolha. Mas pelos 45-50 reais que ele me custou aqui em Salvador, reluto em pagar novamente.

Em tempo, a ficha técnica do vinho no site da vinícola aposta em guarda de até 7 anos com ganhos em complexidade. Um confrade da comunidade, o Daniel Cohen, degustou um exemplar de 2006, e sua análise indica que o vinho com 4 anos já está no limite de consumo.

Coisas do marketing do vinho...

Ventisquero Reserva Carménère 2008
Região:
Vale de Colchágua - Chile

Produtor: Viña Ventisquero
Importador:
Cantu
Teor alcoólico: 14%
Casta(s):
85% Carménère - 15% Syrah

Preço:
aprox. R$ 45,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário