sexta-feira, 2 de abril de 2010

Nederburg Pinotage 2007

Em ritmo de copa do mundo na África do Sul, prometi a mim mesmo neste 2010 tentar conhecer melhor os vinhos de lá. Confesso que nestes 4 meses desde o reveillon já bebi algumas coisas, mas esta é a primeira vez que realmente paro para escrever e postar uma nota de degustação. E nada mais oportuno do que postar sobre um Pinotage, que é a casta simbólica da África do Sul!

"Confeccionada" em 1925 na conhecida universidade de Stellenbosch, a Pinotage consiste em um cruzamento entre duas castas francesas, a Cinsault - conhecida no país como Hermitage -e a Pinot Noir, e tem a peculiaridade de apresentar aromas defumados bem característicos, que se tornaram uma espécie de marca registrada da uva.

Este exemplar específico parece ser a linha de entrada da Nederburg, uma gigante da produção de vinhos na África do Sul. O vinho é proveniente da região do Paarl, uma região bem tradicional na produção de vinhos de qualidade do país.


O vinho é vermelho rubi com reflexos violáceos, intensidade média/forte, límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas, abundantes e incolores.

No nariz tem média intensidade, e logo que a garrafa foi aberta e o vinho servido, senti o tradicional aroma defumado muito intenso, o que foi desagradável a princípio, pois escondeu a fruta vermelha em compota. Na medida que o vinho ficou na taça, os aromas frutados foram ganhando espaço, equilibrando a equação entre defumado x fruta.

Ao provar, o Nederburg se mostrou seco, de médio corpo, com boa acidez, álcool ao mesmo tempo presente (em todos os seus 14%), mas integrado ao conjunto, taninos até finos, mas conferindo alguma adstringência. A persistência ficou nos 6-7 segundos, com o retro-olfato valorizando muito o defumado, e talvez carecendo um pouco de fruta.

Uma opinião? Complicado dizer. Ainda não bebi nem 10 rótulos diferentes de Pinotage na vida, de forma que não tenho tanto parâmetro para dar um parecer técnico. Foi uma experiência interessante, o preço é convidativo e se trata de um vinho correto na boca, sem defeitos. Isso já é mérito. Achei só o tal do defumado muito exacerbado, o que, mesmo depois de algum tempo de garrafa aberta, escondeu a fruta.

Mas ainda assim recomendo o vinho, pois creio que será difícil para o consumidor encontrar outro Pinotage - quiçá vinho sul-africano - com este padrão de qualidade por um preço tão bacana.

PS: Em tempo, experimentem o Syrah da mesma linha da Nederburg. Outro dia eu posto ele aqui!

Nederburg Pinotage 2007
Região:
Western Cape (Paarl) - África do Sul

Produtor: Nederburg
Importador:
Casa Flora
Teor alcoólico: 14%
Casta(s):
Pinotage

Preço:
aprox. R$ 35,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário