segunda-feira, 5 de abril de 2010

Grandjó Branco 2008

Este foi o primeiro vinho do almoço da sexta-feira santa, que coincidiu neste ano com o aniversário da minha irmã, de forma que foi um dia bem festivo...e cheio de vinhos!

Este branco faz parte da linha de vinhos tranquilos Grandjó, elaborada pela Real Companhia Velha, empresa tradicional do Douro mais conhecida por sua produção de vinhos do Porto.

Aberto por volta das 11h00 da manhã, este vinho acompanhou o final da mise en place e o cozimento do bacalhau do almoço, que foi aquele tradicional com tomate, batatas, azeitonas e pimentões. E é claro, azeite. Muito azeite.

Mostrou um visual promissor para um vinho aperitivo de 11h00 da manhã, com cor amarelo-palha bem clarinha, prometendo muito frescor. Era límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.

No nariz, apresentou média intensidade aromática e muita simplicidade, dando ênfase a aromas primários, com abundância de cítricos.

Na boca é seco, com ótima acidez, álcool equilibrado, corpo leve. Persistência ligeira (4-5s), sem nenhum amargor final, e retro-olfato bem cítrico. Enfim, confirmou aquela promessa de frescor.

É um vinho simples, mas muito, muito refrescante - sim, eu sei que estou me repetindo - sendo um ótimo aperitivo pra uma manhã ensolarada de domingo, enquanto se prepara o almoço, por exemplo. Por desencargo de consciência, provei um gole do vinho com um pedacinho do bacalhau, mas como eu já esperava, o prato atropelou o vinho. O que de forma alguma o diminui!

Grandjó Branco 2008
Região:
Douro DOC - Portugal
Produtor: Real Companhia Velha
Importador:
Barrinhas
Teor alcoólico: 13%
Casta(s):
Moscatel - Codega - Gouveio - Cerceal
Preço:
R$ 37,14





Nenhum comentário:

Postar um comentário