segunda-feira, 5 de abril de 2010

Esporão Reserva Branco 2008


Segundo vinho da sexta feira santa (02/04), este foi o escolhido para acompanhar o bacalhau do almoço.

Mais uma vez um vinho de um grande e conhecido produtor, mas desta vez a alentejana Herdade do Esporão, da qual particularmente sou fã, desde os rótulos mais simples até os mais caros e elaborados.


Um vinho com o tradicional amarelo-palha dos vinhos novos (mais intenso que o Grandjó bebido no mesmo dia), límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes.
Mostrou média intensidade no nariz, com aroma frutado delicado, sugerindo pêssego e talvez abacaxi, e notas tostadas sutís, muito bem integradas à fruta.

Na boca é seco, com acidez adequada (moderada, mas não chata) e álcool integrado. Tem corpo médio e persistência razoável (6-7s), se mostrando bem macio. O retro-olfato mostra os mesmos aromas do nariz.

Mais uma vez, um vinho simples, embora muito elegante na minha opinião, com boa fruta, madeira presente sem sobrecarregar, enfim, tudo no seu devido lugar. E sinceramente, casou muito bem com o bacalhau, tendo corpo e acidez para segurar a estrutura e gordura do bacalhau sem sumir, e sem atrapalhar o prato também.

Além da clássica bacalhoada, deve ir bem com bacalhau grelhado, aves, peixes com molhos mais estruturados e também para beber sem acompanhar comida, embora não tenha um perfil de vinho aperitivo.

Esporão Reserva Branco 2008

Região:
Alentejo DOC - Portugal
Produtor: Herdade do Esporão
Importador: Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
14%
Casta(s):
Antão Vaz - Arinto - Roupeiro
Preço:
R$ 42,00


Nenhum comentário:

Postar um comentário