terça-feira, 1 de junho de 2010

#cbe Terranova Moscatel


Este foi o vinho escolhido para a degustação do mês de junho da Confraria Brasileira de Enoblogs, cujo tema foi "espumantes nordestinos". Trata-se de um espumante de uvas moscatel desenvolvido pelo tradicional método Asti, proveniente da região do Piemonte, no norte da Itália.

Produzido na Fazenda Ouro Verde - projeto vitivinícola da Miolo no Vale do São Francisco - este espumante vem salvar a já desgastada fama dos fermentados nordestinos, de apresentar muito marketing e qualidade medíocre.

Na contramão dos vinhos tranquilos produzidos às margens do Velho Chico, que apresentam qualidade no máximo razoável, os espumantes de uvas moscatel são excelentes, em condições de competir com similares nacionais.

Mas vamos à degustação:

O moscatel da Terranova é quase incolor, com bolhas grandes, rápidas e abundantes.

No nariz é intenso, e bem simples, apresentando muita tipicidade de moscatel. Aromas a frutas (me lembrou pêra, ou maçã), e flores. Havia alguma fruta mais fragrante também, mas não consegui me lembrar na hora.

Ao provar, embora doce, não é enjoativo. A boa acidez ajuda a equilibrar o açúcar, e o baixo teor alcoólico (7,5%) típico deste tipo de espumante se mostra bem integrado ao conjunto. Acho que poderia ter uma espuma mais fina, persistente, e cremosa na boca, sendo esta a minha única objeção em toda a prova, mas que ainda assim não chegou a atrapalhar o vinho.

A persistência é média/baixa (6 segundos) e o retro-olfato confirmou as impressões de fruta e flor do nariz. Neste momento, tanto a sensação retro-olfativa quanto gustativa me remeteram a rambutão, fruta de origem asiática muito plantada aqui na Bahia, cuja polpa lembra a lichia e a parte externa do fruto, uma mamona, só que vermelha. Talvez fosse essa a "fruta exuberante" que senti no nariz e não consegui identificar.

Enfim, é um vinho que honra o Nordeste e o Vale do São Francisco! Delicioso para bebericar no verão à beira da piscina. Bom para degustar sozinho, ou acompanhando alguma sobremesa leve de frutas, ou um panetone tradicional na época de festas.

É um vinho que eu escolheria com segurança para presentear algum estrangeiro que quisesse conhecer os fermentados do nordeste.

Terranova Moscatel
Região:
Vale do São Francisco - Brasil
Produtor: Miolo - Vinícola Ouro Verde
Importador: -
Teor alcoólico:
7,5%
Casta(s):
Moscatel
Preço:
aprox. R$ 26,00
Site da vinícola:
http://www.miolo.com.br/vinhos/fazenda_ouro_verde/


Um comentário:

  1. Alexandre,
    Valeu pelo post!

    vou me empolgar e partir para este moscatel.
    será que hei de sentir as goiabas do Nhô Lau neste também?
    Em se tratando de Bahia sempre me vêm a mente os umbus. Tomei muito tanto em Salvador quanto em Lençois e adjacências da Chapada Diamantina.

    abs atlânticos,
    Daniel

    ResponderExcluir