domingo, 13 de junho de 2010

Casa Valduga Arte Brut 2008

Acabei de beber mais uma vez este que é o espumante básico da Casa Valduga, e para mim uma ótima opção para beber despretensiosamente. Posto aqui uma nota rápida.

Produzido em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, este espumante é elaborado com 70% de Chardonnay e 30% de Pinot Noir através do tradicional método champenoise (segunda fermentação na garrafa), estagiando na cave por 12 meses.

Tem cor amarelo palha de média intensidade. O perlage é fino, abundante e persistente, o que já representa um bom sinal em um espumante deste preço.

No nariz predominam os aromas tostados e de fermento. Há notas frutadas, como cítrico e algo leve lembrando abacaxi. Boa intensidade aromática.

Ao provar mostra boa espuma, persistente e cremosa na boca. A acidez e o álcool estão bem equilibrados. A única ressalva é uma ponta de amargor, que não incomoda tanto. A persistência é boa (8 segundos) e o retro-olfato confirma o nariz.

É um espumante simples, para beber como eu fiz hoje, num almoço comum de domingo, vendo a copa do mundo ou a fórmula 1. Na faixa de preço dele, é quase imbatível, pela qualidade dos aromas, pela espuma e persistência.

Casa Valduga Arte Brut 2008
Região: Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos) - Brasil
Produtor: Casa Valduga
Importador: -
Teor alcoólico: 11,5%
Casta(s): 70% Chardonnay
- 30% Pinot Noir
Preço:
R$ 26,00

Um comentário:

  1. Alexandre, assino em baixo. Esse é o espumante que mais bebemos em casa. É muito bom pelo preço (por aqui pago $26) e representa bem a complexidade que o método tradicional (champenoise) pode dar ao espumante.

    Não conheço nenhum espumante brasileiro feito pelo método charmat, a esse preço, que bata o Arte Brut.

    Saúde.

    ResponderExcluir