quinta-feira, 17 de junho de 2010

Antonio Saramago Escolha 2003


Este Antonio Saramago Escolha 2003 foi para fechar com chave de ouro a degustação de encerramento do curso de Sommelier da ABS-SP.

Foi especial não apenas pela situação, mas porque sempre é interessante beber um vinho com uma certa idade (7 anos neste caso), que foi feito justamente para isso. Também foi muito interessante, pois recebemos uma verdadeira aula de decantação do sommelier José Carlos Santanita.

Por fim, foi ótimo comparar o vinho em duas safras (é o mesmo que o reserva 2005, mas com outro nome), e ver as diferenças brutais 2 anos podem fazer ao estágio de evolução, constatando que trabalhamos com uma bebida que é verdadeiramente viva!

O vinho já estava com coloração rubi intensa, mas com visíveis reflexos atijolados, e halo evolutivo. As lágrimas, rápidas, finas e abundantes, já quase não tinham mais cor.

No nariz se mostrou intenso, mas com fruta vermelha mais madura ainda, com aspectos cozidos como geléia ou compota. Muita especiaria, agora com bastante complexidade (cravo, pimenta, noz moscada), e também senti algo de tostado, e também um aroma que me lembrou menta.

Na boca, a acidez já se encontra moderada, mas ainda correta, o álcool arrefeceu e está bem equilibrado. Taninos já muito domados, finíssimos. Muito elegante, com persistência longa (15 segundos, ou mais), e retro-olfato confirmando o nariz, e lembrando tabaco.

Um belíssimo vinho, muito elegante e complexo, e que me deixou uma impressão de que eu simplesmente não consegui captar nem metade do que ele tinha para mostrar, sabem? Um daqueles casos em que talvez o degustador esteja aquém do vinho. Ainda voltarei a ele!

Antonio Saramago Escolha 2003
Região: Palmela DOC (Península de Setubal) - Portugal
Produtor: Antonio Saramago Vinhos
Importador: Casa dos Vinhos
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): Castelão
Preço: R$ 135,00

*Mais uma vez, infelizmente esta foi a melhor foto que encontrei deste vinho. Se alguém tiver uma melhor e não se importar em me ceder, eu agradeço.

Um comentário:

  1. http://www.vinogusto.com/en/place/58209/winery-antonio-saramago-vinhos

    Tem uma foto melhor do rótulo... não sei se vai servir, mas dá uma olhada!

    Cleber

    ResponderExcluir