sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alabastro 2008

Aproveitando pra postar uma rapidinha antes do jogo do Brasil, e justamente sobre um vinho português.

O Alabastro é um vinho bem simples produzido no Alentejo pela Aliança Vinhos de Portugal, empresa pertencente ao grupo Bacalhôa e que faz vinhos em praticamente todas as regiões do país.

É elaborado a partir de um corte com Aragonez, Trincadeira e a intrusa Cabernet Sauvignon, aparentemente sem passar por madeira.

Ao olhar, mostra cor ainda violácea, de intensidade média. É límpido e brilhante, com lágrimas rápidas, finas e abundantes, ainda repletas de cor.
No nariz é muito simples, com intensidade média e bastante fruta vermelha, lembrando geléia de framboesa.

Na boca o álcool se sobressai um pouco (mas não chega a estragar nada), a acidez é adequada,  e os taninos são pouco perceptíveis. Há uma leve sensação de dulçor, e quase nenhum amargor. O corpo é algo entre leve e médio, com persistência média (7 segundos) e retro-olfato mais uma vez com muita fruta, lembrando aquelas balas de frutas vermelhas no final (lembram da famigerada soft?).

É um vinho gostoso, fácil de beber e de gostar. O preço ajuda muito também: custa 21 reais a garrafa de 750 ml. A meia garrafa é 11 reais, sendo uma ótima alternativa de dia-a-dia para pessoas que não têm com quem dividir o vinho.

Alabastro 2008
Região: Vinho Regional Alentejano - Portugal
Produtor:
Aliança Vinhos de Portugal - Quinta da Terrugem
Importador:
Carballo Faro - BA
Teor alcoólico:
13,5%
Casta(s):
Cabernet Sauvignon - Aragonez - Trincadeira
Preço:
R$ 21,00

3 comentários:

  1. Alexandre este alentejanoémuito bom.Feito no coração do alentejo por um produtor renomado e é o linha de entrada desta turma.

    Frutado,fresco,acidez e doçura no ponto certo, eu gosto muito deste vinho para servi-lo sozinho ou mesmo acompanhado por uma boa masa.

    Entendo que este tipo de alentenjano serve como excelente porta de entrada para os vinhos de Portugal pela semelhança com nosssos andinos.

    De fato estranhei a Cabernet Sauvignon,eis que normalmente os alentejanos são feitos com a trinca de ouro Alicante BOuschet, Trincadeira e Aragones (tempreanillo para a Espanha e Tinta Roriz para os portugueses do norte).

    Um abraço Peter (alemdovinho.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  2. Pelo preço ele é campeão!

    Agora, na verdade não é tão incomum a presença da Cabernet Sauvignon nos regionais alentejanos não. Essa dobradinha CS, Trincadeira e Aragones se repete em alguns rótulos.

    Outra que volta e meia aparece nos regionais alentejanos, seja em cortes ou carreira solo é a Syrah.

    Mas não sei como é essa questão de uvas francesas nos vinhos DOC do Alentejo. (Fica a dúvida, caso alguém saiba)

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, a Syrah adora regiões quentes daí o Alentejo ser uma ótima opção. Quanto à legislação com as castas estrangeiras creio que eles já se entenderam, mas o melhor Syrah que conheço é o INCÓGNITO um vinho de Hans Jorgenson levou este nome porque na época era proibido colocar o nome Syrah no rótulo daí colocou este nome.

    É um vinho fantástico, principalmente porque sou fã da Syrah.

    Um abraço Peter

    ResponderExcluir