segunda-feira, 19 de abril de 2010

Salton Volpi Chardonnay 2008


Outro vinho bebido na sexta-feira passada (16/04), este Chardonnay da Salton é um velho conhecido de outros carnavais, mas que eu não visitava há algum tempo. E já vinha me despertando novamente a curiosidade, desde um post da também enoblogueira e jornalista Claudia Merquior em seu blog Pequenos Prazeres, mencionando que o Volpi Chard tinha entrado na carta de vinhos da companhia aérea alemã Lufthansa.

Segundo o site da Salton, 20% do vinho passa por barricas de carvalho americano por seis meses, com as leveduras, o que se reflete já em sua cor amarelo palha muito intensa, até com alguns reflexos dourados. É límpido e brilhante, com lágrimas rápidas finas e abundantes. Visualmente muito convidativo!

Os aromas são intensos, com muito abacaxi em calda - sério, um absurdo de abacaxi - e um tostado bem perceptível da madeira - mas sem exageros - lembrando pão torrado.

Confesso que depois de um visual promissor e um nariz muito agradável, esperava algum tipo de decepção ao provar o vinho. Para completar a surpresa agradável, se mostrou com acidez muito viva, corpo médio/forte e persistência surpreendente para um branco deste preço, em 7 a 8 segundos.

Os únicos defeitos na boca são uma ponta de álcool e amargor, mas são tão pequenos que não chegam a interferir de forma definitiva na degustação. Para fechar com chave de ouro, um leve toque de mel no retro-olfato, juntamente com os aromas já presentes do nariz.

Concordo demais com a opinião da colega Cláudia, de que o Salton Volpi Chardonnay vai fazer muito bonito na carta da Lufthansa! E com certeza também na mesa de quem quiser um branco com ótimo custo x benefício!

Salton Volpi Chardonnay 2008

Região: Serra Gaúcha (Tuiuty - Bento Gonçalves) - Brasil
Produtor: Vinícola Salton
Importador: -
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): Chardonnay
Preço: aprox. R$ 25,00

Um comentário:

  1. Olá, colega! Adorei as suas notas; muito precisas. Quero partir agora para o Valduga Premium Chardonnay. Você já bebeu? Vale a pena? Abraços. www.peqprazeres.blogspot.com

    ResponderExcluir