Poisé pessoal, pra quem ainda não ouviu falar, este é o vinho da Copa do Mundo da África do Sul! Sim, sim, é um vinho OFICIAL da copa, com rótulo diferenciado, e um selo atestando que é um produto licenciado pela Fifa a usar a marca do maior evento do futebol no mundo.
E o que futebol tem a ver com vinho? Bem, nada. Mas como a África do Sul é um dos grandes produtores mundiais e a Copa do Mundo vai ser lá, seria no mínimo estupidez não aproveitar para fazer uma ação de marketing unindo as duas coisas, então, voilá! Um vinho da copa!
O que eu acho disso? Sinceramente, muito bom! Sobretudo em um país como o Brasil, que gosta de futebol e começa a desenvolver um bom mercado consumidor de vinho, a estratégia pode ajudar a aguçar a curiosidade das pessoas para a bebida.
Assim como o Nederburg Pinotage 2007 degustado anteriormente e postado aqui, este vinho foi comprado no Sam's Club, que por sinal traz muitos rótulos importados pela Casa Flora.
É um vinho de tom vermelho rubi intenso, com alguns reflexos violáceos. As lágrimas são rápidas, finas, abundantes e vermelhas.
No nariz começa bem fechado, com alguma fruta escura e uma ponta de couro, que some depois de pouco tempo. A intensidade aumenta na taça, e a fruta abre e define para ameixa, surge também uma nota tostada, a princípio indefinida, que depois se mostra lembrando café. Por fim, um ligeiro aroma vegetal, remetendo a pimentão que - ainda bem - não demora muito a sumir.
Se mostra encorpado e relativamente macio na boca, com boa acidez, mas álcool sobrando. Taninos bem presentes, e até finos (nem finíssimos, nem tão rústicos). Persistência nos 8 segundos, com retro-olfato a princípio ressaltando demais a nota vegetal, mas depois mudando para a combinação de fruta e tostado.
É um vinho razoável, mas sem maiores atrativos. Bom para tomar no dia a dia, sem dúvida, e potencialmente para acompanhar uma carne grelhada - nem muito magra nem muito gorda - feita de forma simples, sem frescuras. Definitivamente neste caso o preço interfere em favor da análise qualitativa.
É uma boa escolha para conhecer um vinho sul-africano, e para variar um pouco do velho Casillero del Diablo - rei do custo x benefício - mas não espere muito mais do que isso.
Nederburg Twenty10 Cabernet Sauvignon 2008
Região: Western Cape (Paarl) - África do Sul
Produtor: Nederburg
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Cabernet Sauvignon
Preço: R$ 24,98
Tenho duas garrafas deste vinho por aqui. Realmente imaginei que não seria lá estas coisas. A diferença é que nos meus a safra é de 2007. A garrafa diz que ele suporta uma guarda de 5 a 7 anos, você concorda?
ResponderExcluirEnoabraços,
Gustavo
http://enoleigos.blogspot.com