Este vinho servido no jantar de quarta-feira acompanhou um filé mignon de cordeiro. Assim, como o Viognier logo antes, este Petit Verdot do Vale do Uco é elaborado pelo conhecido enólogo Maurício Lorca.
A Petit Verdot é talvez a uva menos conhecida do corte bordalês. Não se ouve falar tanto dela, e é relativamente difícil encontrar exemplares de vinho monovarietal elaborados com esta casta, estando ela mais presente em cortes para adicionar fruta, pigmentos e taninos.
Só a título de informação, este vinho na safra 2006 recebeu 90 pontos do Parker, para atiçar os curiosos e espantar os que não gostam do homem.
Visualmente é um vinho de cor vermelho rubi muito intenso, com reflexos violáceos ainda bem presentes e lágrimas rápidas, finas e abundantes.
No nariz é intenso, mas logo que o vinho foi servido, o álcool atrapalhou um pouco a percepção, sendo necessário deixar o vinho algum tempo em taça. Mostrou fruta vermelha e aromas bem perceptíveis do estágio de 12 meses em madeira (90% francesa e 10% americana), como café, e algo que me lembrou coco. Também há um pouco de couro.
É muito potente na boca, com bom corpo, acidez bastante viva, álcool precisando arrefecer (melhora na taça) e taninos muito presentes, marcando a boca durante toda a persistência do vinho, que passa tranquilamente dos 10 segundos, apresentando um retro-olfato repleto de fruta madura e café.
É um belo vinho, sem dúvida, mas bastante opulento, sobretudo se comparado com o restante dos fermentados servidos ao longo da noite. Mas gostei, ainda assim. E minha mãe adorou!
Lorca Gran Poético Petit Verdot 2006
Região: Vale do Uco (Mendoza) - Argentina
Produtor: Mauricio Lorca WineryImportador: Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): Petit Verdot
Preço: R$ 121,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário