sexta-feira, 23 de abril de 2010

Guy Amiot Bourgogne Pinot Noir 2007

Este vinho foi servido juntamente com Riesling, para uma comparação de harmonizações com o mesmo prato. É do mesmo produtor do Crèmant de Bourgogne bebido no início da noite.

Infelizmente não consegui encontrar nenhuma foto da garrafa na internet, então desta vez vai ser sem, mesmo. Caso eu esbarre com alguma imagem - ou algum colega enófilo encontrar me passar - eu posto aqui.

É um Pinot Noir de cor vermelho rubi límpido, brilhante e bem transparente, dando para ver claramente através do vinho.

No nariz se mostrou intenso, com uma fruta vermelha deliciosa, bem fresca, fugindo ao padrão de compota que estou acostumado, e também me pareceu haver algum floral. Outro aroma que tive a impressão de sentir foi baunilha, mas foi inconclusivo.

Na boca se mostrou delicado, de corpo leve e muito fresco. Seco, com ótima acidez e álcool integrado. Taninos leves mas perceptíveis, e persistência média (7-8 segundos) com aroma ressaltando o frutado, definindo para morangos frescos e algum aroma que me lembrou algo lácteo, mas posso estar enganado.

Definitivamente um vinho destes explica porquê a Borgonha é a terra do Pinot Noir. É um exemplar genérico de borgonha tinto, e ainda assim muito mais elegante e equilibrado do que boa parte dos Pinot Noir que bebi da América do Sul, que se mostram muito "over". Vale a pena provar.

Guy Amiot Bourgogne Pinot Noir 2007
Região: Bourgogne AOC (Borgonha) - França.
Produtor: Domaine Amiot Guy et Fils
Importador: Grand Cru
Teor alcoólico: -
Casta(s): Pinot Noir
Preço: R$ 112,00

2 comentários:

  1. eu tenho este vinho. ainda não o abri se precisar da foto é só falar.

    ResponderExcluir
  2. não sabia que custava esse preço. espero abri-lo em ocasião especial.

    ResponderExcluir