sexta-feira, 19 de março de 2010

Santa Carolina Reserva de Família Carménère 2006

Eu bem queria escrever hoje sobre a degustação da Adriano Ramos Pinto na qual fui na última quarta, e que foi maravilhosa. Mas são 5 rótulos + jantar. Um tópico pra o evento e mais um para cada vinho. É muita coisa pra escrever numa sexta-feira de noite! Posto sobre isso segunda-feira.

Hoje vou postar sobre o vinho que estou bebendo e foi degustado às cegas para efeito de descrição. Foi o meu último treino para a prova prática da ABS-SP, amanhã de manhã:

Este Santa Carolina faz parte de uma linha um pouco mais elaborada da vinícola. Embora o rótulo diga que é monovarietal, na ficha técnica ele consta como um blend de 86% Carménère, 8% Cabernet Sauvignon e 6% Petit Verdot. Bem, são questões da legislação chilena... (oficialmente, vai pra tag de Carménère) Ademais, o vinho passa por barricas de carvalho francês durante 12 meses, sendo que 20% delas são novas, e as demais com 1 ou 2 anos de uso.

Visualmente é vermelho rubi com muitos reflexos violáceos, coloração bem intensa, sem nenhuma transparência. As lágrimas são abundantes, rápidas e finas, também muito tingidas de vermelho.

No nariz é intenso, e o primeiro aroma perceptível é o de especiarias, com destaque para pimenta do reino preta. Também me remeteu a alguma coisa parecida com cravo. Muita fruta vermelha e aromas vindos da madeira, como café e cacau também em grande intensidade.

Ao provar, o vinho se mostrou potente, com taninos firmes e ainda um tanto duros (embora de boa qualidade), boa acidez, e um álcool que se mostra excessivo, mas arrefece após um tempo de garrafa aberta. Boa persistência, chegando aos 8-9 segundos e retro-olfato sem muitas novidades, confirmando o nariz.

É um vinho bem bombado, mas ao contrário do Trio Merlot/Carménère/Cabernet Sauvignon que eu já postei aqui, eu não indicaria para quem está começando a tomar vinho agora. Os taninos ainda estão muito duros, o que poderia desagradar.

Os mesmos taninos, aliados à acidez ainda boa e ao teor alcoólico deste vinho me dizem que ele pode ver dias melhores em uns 2 anos - embora eu não entenda muito de guarda, confesso. (E posso estar errado quanto a ele ver dias tão melhores)

Comprá-lo pelo preço que custou (R$59,00) para tomar agorinha...Tem muita coisa mais pronta pra beber que vale mais a pena no mercado. E pra falar a verdade...sei lá. Madeira demais, faltou elegância. Com esse dinheiro, definitivamente não seria a minha compra.

Santa Carolina Reserva de Família Carménère 2006
Região: Vale do Rapel - Chile
Produtor: Viña Santa Carolina
Importador: Casa Flora
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): 86% Carménère - 8% Cabernet Sauvignon - 6% Petit Verdot
Preço: R$ 59,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário