quarta-feira, 24 de março de 2010

Ramos Pinto Collection 2006

Pelo que notei, este vinho - que na degustação do dia 17/03 escoltou um arroz de pato - é uma das meninas dos olhos da Adriano Ramos Pinto, em termos de vinhos tranquilos.

As pistas que indicam para este caminho são o nome - que não faz parte de nenhuma linha, é um produto isolado - aliado ao rótulo diferenciado, e a uma interessante jogada de marketing: 60% do vinho é composto por castas típicas do Douro. Os outros 40% são denominados como "mistura" na ficha técnica, mantendo assim uma aura de mistério sobre o blend.

Na análise visual, é vermelho rubi, com reflexos violáceos, brilhante, de intensidade média para alta (ainda mantém uma mínima transparência). As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

No nariz ele mostra a que veio, com grande intensidade logo de início, mostrando frutas escuras, (mais uma vez ameixa) e especiarias com grande intensidade, secundadas por notas de chocolate e café.

Na boca se mostrou seco, com ótima acidez, álcool perceptível e refrescante, mas bem integrado, com muita maciez e grande persistência (9s). O retro-olfato lembrou vinho do porto, além de confirmar os aromas do nariz.

Após algum tempo de aberto, veio novamente no nariz a sensação láctea semelhante à do Duas Quintas Tinto, bebido logo antes. Mas ao contrário do tinto que o precedeu, que tinha um perfil mais discreto, este é mais voluptuoso, e opulento cumprindo o que se propõe.

Ramos Pinto Collection 2006
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Adriano Ramos Pinto
Importador: Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 14,5%
Casta(s): 30% Touriga Nacional - 30% Touriga Franca - 40% Mistura
Preço: R$ 89,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário