quarta-feira, 24 de março de 2010

Adriano Ramos Pinto Porto 10 Anos

Este tawny 10 anos foi o vinho escolhido para escoltar a sobremesa - e fechar com chave de ouro - o jantar enogastronômico do dia 17/03.

Confesso que me ocorreu uma leve sensação de desperdício: Me falta experiência com fortificados, e mais ainda com vinhos fortificados de certa idade, de forma que talvez eu não tenha tido a sensibilidade para captar as nuances do vinho. Além disso, a percepção obviamente já estava um pouco turva, após uma sequência anterior de 4 rótulos, além dos pratos.

Mas vamos ao vinho: Visualmente me pareceu até bem vermelho, com alguns reflexos atijolados, diferentes do visual bem aloirado que costumo ver nos tawnies. Mais uma vez, talvez a iluminação tenha prejudicado a análise. As lágrimas eram numerosas, densas e lentas.

No exame olfativo se mostrou intenso, com muita geléia de frutas vermelhas, especiarias, e outros lembrando ervas secas de chá e casca de laranja, que foram abrindo na taça.

Na boca é dulcíssimo, untuoso, com boa acidez integrada aos 19,5% de álcool. Persistência bate nos 12 segundos e talvez passe (confesso que parei de contar).

Não tenho parâmetro para dizer se vale o preço - que não é barato - mas certamente foi uma experiência maravilhosa, que me instigou muito a conhecer melhor o mundo dos vinhos do porto e fortificados em geral!

Adriano Ramos Pinto Porto 10 Anos
Região: Vinho do Porto (Douro) - Portugal
Produtor: Adriano Ramos Pinto
Importador: Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 19,5%
Casta(s): Touriga Nacional - Touriga Franca - Tinta Roriz - Tinta Barroca (proporções não reveladas)
Preço: R$ 162,00

Um comentário:

  1. Alexandre,

    Gostei do seu blog. Sou fá de vinhos e muito fã de vinhos do porto. A partir dos 10 anos eles são realmente incríveis, pena que são caros no Brasil. Estive em Portugal em janeiro e um 10 anos como esse não passa de 22 euros, ou seja, uns 50 reais...
    Tenho um blog de vinhos com um amigo.
    Vou indicar seu blog lá.
    Dê uma conferida e nos indique se gostar.

    Abraço,

    Rodrigo
    esseeutomei.blogspot.com

    ResponderExcluir