quarta-feira, 24 de março de 2010

Duas Quintas Tinto 2006

Escolhido para escoltar o primeiro prato do jantar do dia 17/03 - um bacalhau - este Duas Quintas Tinto foi uma surpresa agradável, e a julgar pelo preço, creio que vamos voltar a nos encontrar em breve!

Visualmente é vermelho rubi, ainda com reflexos violáceos, límpido e com bom brilho. Lágrimas rápidas, finas, abundantes e incolores.

No nariz, começou com média intensidade, meio fechado, mostrando aromas a ameixa em calda e algumas notas do estágio em madeira - cujo tempo não consta na ficha - lembrando chocolate. A medida que fui bebericando ele abriu na taça, adquirindo um fôlego de intensidade e revelando aromas também especiarias, com destaque para pimenta do reino preta, e um aroma que me remeteu a algo lácteo, como coalhada. A fruta também ganhou bastante com o tempo em taça.

Na boca se mostrou seco, elegante, com médio corpo, boa acidez, álcool equilibrado, taninos presentes mas bem finos, persistência média (6s) e retro-olfato confirmando o nariz. No fundo da taça deixou aroma de açúcar queimado.

Duas Quintas Tinto 2006
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Adriano Ramos Pinto
Importador: Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 14%
Casta(s): 40% Touriga Franca - 40% Tinta Roriz - 20% Touriga Nacional
Preço: R$ 52,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário