quarta-feira, 24 de março de 2010

Duas Quintas Branco 2008

Segundo vinho do jantar do último dia 17, este duas quintas é um dos vinhos tranquilos elaborados pela Adriano Ramos pinto, sob a denominaçao Douro DOC.

Mais uma vez, devido à iluminação baixa e falta de um fundo branco adequado, foi difícil fazer uma análise visual boa. Espero ter acertado: É um vinho de cor amarelo-palha (na verdade, quase incolor), com alguns reflexos verdes. As lágrimas são rápidas, finas e abundantes.

Tem média intensidade no nariz, com aromas a frutas cítricas e maçã, e talvez algum aroma herbáceo secundário (não consegui definir ao certo). Segundo a ficha técnica, 15% do vinho passa por cascos de carvalho francês, mas a presença da madeira não se fez notar, para mim.

Na boca é seco, com corpo entre leve médio, acidez bastante viva, álcool equilibrado e algum amargor. Retro-olfato simples, com as mesmas características do nariz, e persistência ligeira, ficando nos 5 segundos, e contrariando na minha opinião, o parecer da ficha técnica, de que se trata de um vinho "gorduroso" e "estruturado". Para mim pareceu um perfil muito mais leve e fresco.

Duas Quintas Branco 2008
Região: Douro DOC - Portugal
Produtor: Adriano Ramos Pinto
Importador: Casa dos Vinhos - BA
Teor alcoólico: 13%
Casta(s): 50% Viosinho - 30% Rabigato - 20% Arinto
Preço: R$ 48,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário